Cobertura triplex traz mistura contemporânea de madeira e mármore
O escritório Da Hora Arquitetura decorou os dois pavimentos inferiores e criou um terceiro, totalizando 1200m²
O antigo proprietário desta cobertura, no Rio, começou uma reforma grande, sem licença, há cerca de 10 anos e, depois de demolir quase tudo, a obra foi embargada, ficando parada todos esses anos. Por esta razão, os novos proprietários – um casal com 3 filhos adolescentes – compraram praticamente uma laje na cobertura, já com a intenção de construir tudo do zero.
Para esta missão, eles chamaram a arquiteta Bianca da Hora, do escritório Da Hora Arquitetura, que projetou três pavimentos, totalizando 1.200m².
“O principal pedido dos clientes, que também foi o nosso maior desafio, foi construir todo o terceiro andar que não existia e alocar, no segundo pavimento, uma suíte para cada filha para que elas tivessem mais liberdade em casa, uma vez que a suíte dos pais fica no piso inferior”, revela Bianca.
Segundo a arquiteta, o projeto reflete o gosto de cada morador, pois cada filho e filha escolheu a cor e o estilo de sua preferência. Nas áreas externas e em alguns ambientes internos, Bianca mesclou materiais nobres (como mármore travertino) com madeira natural. A exceção da cozinha, a marcenaria de todos os cômodos foi desenhada pelo próprio escritório.
No geral, a decoração, de estilo contemporâneo atemporal, foi ancorada por móveis brasileiros de design assinado. Na área social do pavimento inferior, por exemplo, há peças criadas por Rejane Carvalho Leite, Aristeu Pires, Tadeu Paisan, Maria Candida Machado e Luia Mantelli, com destaque para a mesa de jantar Fresta, criação de Claudia Moreira Salles para a Etel, fornecida pelo Arquivo Contemporâneo.
“Como os clientes são apaixonados por madeira, a marcenaria da sala de jantar foi revestida com freijó natural e a estante de tv da sala ao lado foi laqueada de branco com nichos de peroba mica. Todo o piso foi revestido de mármore travertino, replicado ainda na escada de acesso ao segundo pavimento e na parede ao fundo dela”, detalha Bianca.
No segundo pavimento, o piso da sala de tv com cozinha de apoio integrada foi revestido com tábuas de peroba mica e, para “quebrar” a predominância da madeira (presente também no acabamento da marcenaria da estante com tv e nos degraus da escada), a cozinha de apoio é toda branca – armários, prateleiras, bancadas e eletros. Já o acabamento da parede ao fundo é uma continuação do mármore travertino da parede do piso inferior.
Confira mais fotos do projeto na galeria abaixo!