Cobertura tem móveis de madeira de demolição, jardim vertical e piscina em pedra Hijau
No projeto da Janeiro Arquitetura, a cor da pedra Hijau na piscina se conecta ao verde das plantas, criando um clima agradável "de casa".

O casal Francisco e Nathália já moravam com seu filho em um imóvel no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, quando resolveram chamar a Janeiro Arquitetura para reformar a área externa da cobertura de 100 m².
Francisco, diretor da Plethora Tech, decidiu que ele mesmo executaria a obra do próprio apartamento. Várias reuniões foram necessárias para redesenhar e repensar o projeto a quatro mãos.

“Para mim, o mais espetacular era chegar na obra e ver meu cliente com um macacão sujo e botando a mão na massa. Acredito muito que quanto maior o envolvimento, maior o vínculo. E tenho certeza de que o casal valoriza ainda mais o que fizeram, por terem participado do projeto, e, literalmente, colocado a mão na massa” diz Fernanda.
Por se tratar de uma cobertura única no andar, a primeira decisão importante foi manter, ou não, a planta do apartamento circular. Acabaram optando por fechar a circulação entre a churrasqueira e a área de serviço, priorizando a criação de um banheiro mais amplo e confortável.

Com dois níveis, a cobertura já tinha características de uma casa, como a piscina escavada diretamente na laje e a vista privilegiada das copas das árvores que garantem privacidade. Mas, devido às variações nos níveis do piso, ajustes na planta foram necessários para integrar e otimizar o espaço.
“Criamos um banheiro completo, com pia esculpida e box. Para imprimir a estética de monolito, de unidade – revestimos em tecnocimento o piso, a parede, o nicho, e a bancada” explica a arquiteta.

Para lidar com o sol forte que incide sobre a cobertura, a arquiteta projetou uma estrutura metálica com forro de madeira, garantindo conforto térmico e criando uma atmosfera acolhedora. A escada de acesso à piscina foi redesenhada para liberar a área na varanda, que ganhou móveis de madeira de demolição da Arboreal e peças de design, como as poltronas de Sergio Rodrigues e espreguiçadeiras contemporâneas da Hio.

Uma área gourmet coberta foi projetada em frente à piscina e o posicionamento da escada foi alterado, tornando o living uma extensão da sala. Para complementar o projeto, móveis de madeira de demolição, um jardim vertical e vasos com plantas altas foram escolhidos, destacando o “clima de casa” característico do apartamento.
“O jardim vertical sempre foi uma certeza no projeto, assim como a valorização da piscina revestida em pedra Hijau, que se conecta ao verde das plantas. A piscina é o lugar favorito do Benjamin (filho do casal). Assim, tudo foi planejado ao redor dela!” ressalta Fernanda.

O layout da churrasqueira – que foi equipada com acessórios como o forno de pizza – foi delimitado em forma de península, para integração tanto com área da mesa de refeições, quanto criação de um balcão, que permite a conversa entre convidados e quem estiver pilotando a churrasqueira. Eletrodomésticos essenciais, como cooktop, geladeira, cervejeira e adega, foram incorporados a varanda, uma vez que não havia ligação direta com a cozinha interna.

A escolha por poucos materiais que se repetem no projeto, é uma característica do trabalho da Janeiro Arquitetura.
“O uso de tecnocimento na maior parte das paredes, combinado a um piso único em tom cinza, cria uma base neutra. O ladrilho hidráulico, escolhido com cuidado, apresenta um fundo no mesmo tom das paredes, mas é destacado por desenhos em amarelo” um pedido da Nathalia e que também está presente na porta do banheiro. As portas coloridas, aliás, são uma marca registrada nos projetos da Janeiro, conferindo personalidade e identidade aos ambientes – finaliza Fernanda.
Veja todas as fotos na galeria abaixo:














