Cheio de estilo, apartamento moderno tem parede azul, parede de pedras e mezanino
A arquiteta Julliana Camargo criou um projeto cheio de toques diferentes, como a escada flutuante que leva até o mezanino.
Criar um lar acolhedor, que estimulasse a convivência entre os moradores, foi o principal desejo da arquiteta Julliana Camargo ao projetar o apartamento onde mora com o marido e suas duas filhas, em São Paulo. Com estrutura generosa – janelas altas, pé-direito duplo em sua área social e ausência de vigas centrais –, o apartamento permitiu que a criatividade fluísse livremente, resultando em ambientes amplos e repletos de personalidade.
A planta original foi transformada para atender aos desejos arquitetônicos e à rotina da família. O living foi ampliado abraçando uma parte da varanda, assim como a quarta suíte foi incorporada, ampliando a área social, deixando-a sem recortes.
A parede do antigo corredor foi substituída por três portas de correr que, quando abertas, integram ainda mais os espaços.
No mezanino, também projeto da arquiteta, o home theater oferece um ambiente reservado e confortável. O projeto inclui ainda três suítes: uma para o casal e duas para as filhas.
A escada flutuante, com degraus embutidos na parede, sintetiza a combinação entre leveza e força que permeiam o apartamento. Feita de madeira de demolição, ela contrasta com a parede revestida de pedras naturais originárias de Minas Gerais. Os materiais escolhidos contam história e adicionam significado.
As escolhas cromáticas revelam a personalidade da família. Um dos pontos de cor é a parede azul que conecta a área social aos quartos, revelados por portas de correr. A paleta ainda explora tons de verde nas poltronas Silver Lake, assinada por Patricia Urquiola, e Shadowy, de Tord Boonje, além do vibrante verde-limão nos spots sobre a mesa de jantar.
Na sala, pufes e tapetes em rosa e roxo trazem toques de descontração. Já nos dormitórios, tons pastel criam atmosferas suaves e acolhedoras.
“Os estudos de materiais e cores foram um dos grandes destaques do projeto. A escolha do mobiliário também é especial, com uma combinação de brasilidade e design internacional que se complementam”, resume a arquitetura Julliana Camargo.
O mobiliário traz uma composição rica entre peças brasileiras e internacionais, que, ao lado das obras de arte, conferem sofisticação e identidade ao lar.
Entre os destaques estão cama e sofá Ghost, da Gervasoni, e peças de designers brasileiros modernos e contemporâneos, como Paulo Alves, Sergio Rodrigues e Zanine Caldas reforçam o olhar apurado para a produção nacional.
O projeto luminotécnico valoriza a arquitetura e os materiais, com luminárias assinadas por nomes como Achille Castiglioni, Guglielmo Berchicci e Michele De Lucchi.
Na varanda, o paisagismo assinado pelo Studio Julliana Camargo aposta na brasilidade com espécies tropicais e uma jabuticabeira de 15 anos, reforçando a sensação de continuidade entre interior e exterior.
As obras de arte também desempenham papel importante na construção da atmosfera afetiva do lar. A colcha artesanal da suíte master, uma herança, e a pintura de parede da artista Rita Wainer são alguns dos exemplos de como o projeto foi ganhando camadas ao longo do tempo, incorporando peças e objetos cheios de significado pessoal.
Apê de mãe e filha tem revestimento em cerâmica na parede do sofá
5 maneiras fáceis de deixar seu banheiro mais moderno
Casa une arquitetura e natureza com desníveis e vistas incríveis
Como desentupir vaso sanitário: 7 formas de resolver o problema
Qual sofá combina melhor com a sua sala?