Charmosa casa para família de 5 filhos tem teto de lambri e piso de tábua de ipê
Para a casa de 325 m², o escritório A+G Arquitetura apostou em uma decoração funcional, com poucos móveis e circulações desobstruídas.

Assinada pelos arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, do escritório A+G Arquitetura, a reforma desta casa de dois andares na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi pensada para abrigar com conforto e funcionalidade uma família numerosa: o casal de médicos Layla Salomão e Renato, e seus cinco filhos. Localizada dentro de um condomínio fechado, a residência de 325 m² construída, em um terreno de 550 m², foi adquirida ainda em seu estado original e bastante desgastado.

Sem alterações estruturais, os arquitetos tiveram como ponto de partida a valorização dos elementos arquitetônicos já presentes, como o teto de lambri no pé-direito duplo da entrada e o piso de tábua corrida de ipê.

A proposta foi modernizar a casa, torná-la mais funcional para a rotina da família e imprimir a identidade dos moradores, tudo isso com foco na integração entre os espaços internos e externos. “Como os clientes estavam acostumados a morar em apartamento, queriam explorar ao máximo a sensação de amplitude e fluidez que só uma casa pode proporcionar”, explica Ana Luisa.

No térreo, a nova configuração reúne sala, cozinha, lavabo, área gourmet e uma suíte multiuso que funciona como brinquedoteca e quarto de hóspedes. No pavimento superior, ficaram as três suítes: do casal, das filhas e dos filhos.

Os ambientes foram pensados com circulação desobstruída e poucos móveis, criando espaços amplos e convidativos para o convívio em família. Um exemplo disso é o sofá generoso com chaise, capaz de acomodar todos com conforto. Já a mesa de centro redonda Form, do designer Marcelo Ligieri, preserva a fluidez da sala.

A decoração é marcada por uma base neutra, com madeira e branco dominando a cena, e pontos de cor em azul — tom querido pelos moradores — que aparece em destaque na cozinha, no quarto do casal e no dormitório dos filhos.

A marcenaria desenhada pelo escritório foi executada em folha natural de freijó, realçando a textura da madeira e criando uma linguagem acolhedora e atemporal. Na cozinha, optou-se por fórmica com padrão semelhante, escolhida pela resistência e praticidade no dia a dia.

O piso de ipê, mantido em quase toda a casa, precisou ser recomposto em trechos pontuais devido a alterações no layout. Ao fim da obra, passou por uma restauração completa, garantindo unidade visual em todos os ambientes.