Continua após publicidade

Casas de campo: 16 projetos brasileiros com clima de montanha

Seja para passar as férias, curtir a natureza ou até mesmo morar. Os projetos abaixos trazem todo o charme da montanha para o Brasil

Por Nádia Kaku
Atualizado em 19 abr 2024, 13h45 - Publicado em 17 abr 2024, 19h00

Seja para passar as férias, curtir a natureza ou até mesmo morar. Os projetos abaixo trazem todo o charme da montanha para o Brasil. Confira 20 casas de campo assinadas por arquitetos e escritórios brasileiros!

1. Casa composta por três volumes ligados por pergolado de madeira, por Arkitito Arquitetura

Casa é composta por três volumes ligados por pergolado de madeira. Projeto de Arkitito. Na foto, área externa de casa, raia, piscina.
(Manuel Sá/Casa.com.br)

Esta casa em um condomínio residencial está situada em um grande lote de 1,5 hectares. O projeto, assinado pelo escritório Arkitito Arquitetura, foi idealizado para servir como uma residência de veraneio para uma família que aprecia receber os amigos, portanto, entre os pedidos estavam os espaços sociais de lazer e quartos para hóspedes. Confira o projeto completo.

2. Casa de 600 m² projetada a partir da natureza do entorno, por Gilda Meirelles Arquitetura

Casa de campo de 600 m² é projetada a partir da natureza do entorno. Projeto Gilda Meirelles Arquitetura. Na foto, jardim e piscina integrados, varanda.
(Pedro Mascaro/Divulgação)

O ponto de partida deste projeto assinado pelo escritório Gilda Meirelles Arquitetura foi criar um refúgio onde os clientes pudessem desfrutar de momentos de lazer com a família e amigos. Localizado a uma hora da cidade de São Paulo, a propriedade de 600 m² teve a natureza do seu entorno como inspiração principal. Confira o projeto completo.

3. Casa de campo tira partido do aclive do terreno, por Raiz Arquitetura

Casa de campo tira partido do aclive do terreno para criar privacidade. Projeto de Raiz Arquitetura. Na foto, fachada da casa com jardim e piscina.
(Leonardo Giantomasi/Casa.com.br)

O projeto desta casa localizada em Itu, no interior paulista, buscou atender o pedido dos clientes, um casal com filho único: uma residência permeável, integrada, funcional, e que tirasse partido do terreno, um pequeno aclive, para aproveitar da vista para o vale. O projeto é assinado pelo escritório Raiz Arquitetura, dos arquitetos e sócios Alexandre Ferraz e Elias Souza. Confira o projeto completo.

4. O rancho sustentável de Bruno Gagliasso, por Hana Lerner

rancho sustentável Bruno Gagliasso Giovanna Ewbank Hana Lerner decoracao sala estar living pedra quadro poltrona lareira tapete sofa
(André Nazareth/Casa.com.br)

Localizado em uma impressionante área de 260 mil m² em Membeca, Paraíba do Sul (RJ), o Rancho da Montanha – casa de campo dos atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank – está instalado em uma área plana de 6 mil m² e foi pensando para receber convidados, além de proporcionar aos moradores um contato intenso com a natureza. Com interiores assinados pela arquiteta Hana Lerner, o projeto possui sala de jantar, cozinha e estar integrados. Confira o projeto completo.

5. Casa com área gourmet integrada ao jardim, por TM Arquitetura

Área gourmet integrada ao jardim é o coração desta casa. Projeto de TM Arquitetura. Na foto, piscina com jardim e varanda.
(Guilherme Uemura/Casa.com.br)

A área gourmet é o coração desta casa em Bragança Paulista (SP): o projeto do escritório TM Arquitetura foi pensado para ser uma extensão da cozinha e da sala e para apreciar momentos de descontração e boa comida ao lado dos amigos e da família, promovendo conforto e interação a partir da unificação dos ambientes. Confira o projeto completo.

Continua após a publicidade

6. Casa com vista para  natureza de todos os ambientes, por Gilda Meirelles

Casa campo vista natureza todos ambientes Gilda Meirelles Arquitetura jardim varanda paisagismo fachada piscina
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

Para criar um espaço ideal para os moradores receberem filhos e netos com conforto, o escritório Gilda Meirelles Arquitetura pensou principalmente nos espaços de lazer desta casa de 1100 m² em Itu (SP). O terreno da residência termina em uma admirável mata que coincide com a face norte – o projeto, então, foi concebido de maneira com que todos os ambientes ficassem voltados para essa mata, gerando a sensação de que a casa estivesse isolada no meio da natureza. Confira o projeto completo.

7. Casa de veraneio com grandes aberturas, por Marcela Rocca

Grandes aberturas realçam o décor clean desta casa de veraneio com piscina. Projeto de Marcela Rocca. Na foto, sala de estar com grandes aberturas, sofás, poltronas, tapete listrado.
(Sidney Doll/Casa.com.br)

O estilo contemporâneo se faz presente nesta casa de veraneio, localizada em Porto Feliz (SP), que recebeu reforma completa nos 220 m² de área construída. Com um conceito aberto, que explora as possibilidades construtivas e diferentes materiais, a designer de interiores Marcela Rocca desenvolveu um projeto para seus clientes compartilharem momentos de lazer, com conforto e completa desconexão do mundo externo, criando memórias afetivas envolta a natureza. Confira o projeto completo.

8. Casa com placas de cobre oxidado e vidro, por FGMF

Placas de cobre oxidado e vidro integram esta casa de 653 m² à natureza, Projeto de FGMF. Na foto, fachada da casa com jardim.
(Fran Parente/Casa.com.br)

Duas lajes de concreto aparente, uma no piso e outra na cobertura, definem a Casa Carvalho projetada pelo escritório de arquitetura FGMF. Entre elas – que formam uma caixa em formato de “C” -, grandes panos de vidro, que lembram as casas modernistas, integram o interno e externo e amplificam a iluminação natural. O pátio central é para onde se abrem os ambientes integrados do living e os quartos das cinco suítes. Confira o projeto completo.

9. Casa de campo com cozinha provençal, por João Panaggio

Tons naturais e base neutra marcam casa de campo com cozinha provençal. Projeto de João Panaggio. Na foto, sala de estar com pé-direito duplo, tapete listrado, sofás brancos, mesa de centro.
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

Localizada em Pedro do Rio (RJ), esta casa de campo de fim de semana já estava em construção quando os proprietários encomendaram ao arquiteto João Panaggio, do escritório Panaggio Arquitetura, um projeto de interiores para os dois pavimentos, que totalizam 800 m². A arquitetura foi pensada a partir de materiais naturais, com destaque para o piso de tábuas de madeira de demolição, presente em boa parte da casa, e a para as pedras brutas, que revestem a fachada externa. Confira o projeto completo.

10. Casa com lareira e cozinha com piso de ladrilho, por Carolina Gava

Atemporal e elegante: casa tem lareira e cozinha com piso de ladrilho. Projeto de Carolina Gava. Na foto, fachada de casa, área externa com piscina e deck de madeira.
(Produção visual: Nuria Uliana/Fotos: Evelyn Muller/Casa.com.br)

A arquiteta Carolina Gava foi contratada pelo casal de moradores quando esta casa de dois pavimentos (com 500 m²) estava na reta final da construção sobre um terreno em declive de 1040 m², localizado em São Roque (SP). A entrada principal da residência fica no nível da rua, enquanto o setor social, a cozinha e as áreas de lazer ficam no pavimento inferior, voltados para os campos de golfe do condomínio. Confira o projeto completo.

Continua após a publicidade

11. Casa com arquitetura minimalista, por Camila Porto

Casa de 379 m² une arquitetura minimalista e integração com o entorno. Projeto Camila Porto. Na foto, fachada com vista para o jardim.
(Israel Gollino/Casa.com.br)

Concebida para clientes amantes do minimalismo, a arquiteta Camila Porto entregou uma residência de 379 m² que atendeu às expectativas por conta de uma integração fluida com seleção cuidadosa de elementos naturais. O projeto fica no Triângulo Mineiro. Confira o projeto completo.

12. Casa onde a água é o elemento principal, por Stemmer Rodrigues Arquitetura

A água é destaque nesta casa de 457 m² no Rio Grande do Sul. Projeto de Stemmer Rodrigues. Na foto, fachada com jardim e piscina.
(Gabriel Konrath/Casa.com.br)

Localizado em Eldorado do Sul (RS), este projeto assinado pelo escritório Stemmer Rodrigues Arquitetura se chama “Casa Água”. O nome vem do desejo dos moradores em viver próximo à água, elemento que ganhou destaque em vários pontos da construção de mais de 457 m²: sua volumetria singular é refletida no espelho d’água que se inicia no jardim e vai até a entrada da casa. Pela lateral do terreno, o elemento se une à piscina, permitindo que a água circunde toda a residência. Confira o projeto completo.

13. Casa de campo com sala de jogos e área gourmet, por Pietro Terlizzi

Com sala de jogos e área gourmet ampla, casa de campo vira lar permanente. Projeto de Pietro Terlizzi Arquitetura. Na foto, área gourmet com bancada branca, sofás para área externa, churrasqueira.
(Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Com 330 m², a Casa Bosque assinada pelo arquiteto Pietro Terlizzi se destaca pela presença da natureza em seu entorno. Localizada em Holambra, interior de São Paulo, em um primeiro momento a residência foi concebida com a ideia de um refúgio de veraneio, mas o encanto dos proprietários foi além do esperado, que a elegeram como a morada definitiva da família. Confira o projeto completo.

14. Casa na serra com vista espetacular para as montanhas, por Andrea Chicharo

Casa na serra imersa na natureza possui vista espetacular para montanhas. Projeto de Andrea Chicharo. Na foto, fachada da casa com jardim e vista para a serra.
(André Nazareth/Casa.com.br)

Sobre um platô no terreno e entre duas árvores, esta casa na serra foi projetada pela arquiteta Andrea Chicharo em função da vista espetacular das montanhas. De qualquer um dos cinco quartos e de toda a área social, ela está lá, esplendorosa, misturando-se à arquitetura do imóvel desenhado de forma que a construção não agredisse a paisagem. Confira o projeto completo.

15. Casa de campo parece flutuar em meio ao verde, por Conrado Ceravolo

Casa de campo imersa na natureza parece flutuar em meio ao verde. Projeto de Conrado Ceravolo. Na foto, fachada da casa em meio ao jardim. Piscina e varanda.
(Maira Acayaba/Casa.com.br)

No interior de São Paulo, o projeto batizado de Casa Silvestre se tornou a residência de veraneio para um casal divorciado, conseguindo, ao mesmo tempo, preservar um ambiente acolhedor para as duas filhas. A equipe do escritório Conrado Ceravalo optou por posicionar a casa no início do terreno, com o intuito de capturar a luz natural da manhã e criar uma atmosfera acolhedora. Ao mesmo tempo, bloquearam a incidência do sol poente, que é intensa durante a tarde. Confira o projeto completo.

Continua após a publicidade

16. Casa em formato de celeiro de madeira, por Otto Felix

Casa celeiro de madeira une o rústico e o moderno em projeto de 1230 m². Projeto de Otto Felix. Na foto, sala de estar com paredes de madeira, lareira e vista para o jardim.
(Denilson Machado/Casa.com.br)

Localizado em uma fazenda de laranjas em Mogi Mirim (SP), este projeto de 1230 m² ganhou vida para atender aos desejos de uma família que também cria cavalos e coleciona obras de arte. O projeto feito do zero tem assinatura de Otto Felix. A encomenda era clara: os clientes queriam uma casa que unisse a essência rústica da fazenda com elementos modernos e tradicionais. Assim, o resultado foi uma casa celeiro, com uma arquitetura que encanta por suas linhas contemporâneas e inspirada em galpões contemporâneos. Confira o projeto completo.

Publicidade