Casa térrea de condomínio integra espaços internos e externos em 885 m²
No projeto de Reinach Mendonça Arquitetos no condomínio Quinta da Baroneza, o pátio central conecta todos os ambientes repletos de luz natural
O escritório Reinach Mendonça Arquitetos é responsável por este projeto residencial no condomínio Quinta da Baroneza, em Bragança Paulista (SP). A Residência Braúnas, desenvolvida em um único pavimento de 885 m², proporciona sensação de unidade entre os espaços internos e externos.
Desde sua fachada, a casa sugere descrição elegante, com toque acolhedor e agradável dado pela massa rústica aplicada na parede de alvenaria e pela presença de plantas no jardim frontal. Mesmo seguindo o plano único, a estrutura não perde o efeito visual de sobreposição que a profundidade da garagem e a guarnição alongada da porta proporcionam.
Projetada de maneira a tirar o melhor proveito da iluminação natural, as áreas sociais foram abrigadas em uma caixa transparente com grandes portas de vidro, que se abrem para a frente e para os fundos. Essa disposição cria uma atmosfera interna que reduz as distâncias e deixa o conjunto aconchegante.
A proposta arquitetônica focou em transformar as circulações em galerias de vidro voltadas para o pátio, que, visualizado de todos os ambientes, funciona como espaço principal de articulação. Compõem este espaço externo um amplo jardim e um espelho d’água. Para proteger toda a área social do sol poente, um brise metálico foi posicionado em forma de aba a partir da cobertura.
Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!
















Parede em frente à cama: 4 jeitos criativos para aproveitar esse espaço do quarto
Cozinha verde e azul: a tendência de decoração + dicas e inspirações
Reforma separa cozinha de estar e cria varanda gourmet com mesa de 3 m e 200 kg
Banheiro pequeno? A solução de marcenaria que dobra o espaço e acaba com a bagunça na bancada
Qual a cor que você deve usar em 2026 para ter sorte





