Casa sustentável na Bahia une conceito rústico com elementos regionais

Empreendimento na Península de Maraú é assinado pela Alphaz Concept e possui elementos de madeira e peças com design assinado

Por Redação
23 abr 2023, 19h00
Casa sustentável Bahia conceito rústico elementos regionais Alphaz Concept decoração sala estar sofa tv madeira cimento queimado
 (Divulgação/Casa.com.br)
Continua após publicidade

As belezas naturais da praia de Taipu de Fora, na Península de Maraú (BA), conquistaram os proprietários deste empreendimento: a casa fica a apenas 50 m da orla do mar, em uma das regiões mais badaladas e buscadas pelos turistas.

Casa sustentável Bahia conceito rústico elementos regionais Alphaz Concept decoração jardim piscina poltrona
(Divulgação/Casa.com.br)

O imóvel possui dois pavimentos em um total de 152 m², sendo 92 m² de área privativa com piscina exclusiva. O tamanho do imóvel foi pensado para gerar economia e facilitar a manutenção.

Casa sustentável Bahia conceito rústico elementos regionais Alphaz Concept decoração jardim piscina poltrona
(Divulgação/Casa.com.br)

O empreendimento pertence ao condomínio luxuoso Sagittárius, que carrega a assinatura da Alphaz Concept, incorporadora que executa projetos de arquitetura com responsabilidade ecológica. Conceito que é aplicado desde a construção, com a utilização de tijolos ecológicos que não precisam ser curados em um processo de queima como o tradicional – dessa forma, a cada mil tijolos ecológicos produzidos, é possível preservar entre 8 e 12 árvores, além de não gerar resíduos sólidos e reduzir a emissão de gases.

Continua após a publicidade
Casa sustentável Bahia conceito rústico elementos regionais Alphaz Concept decoração sala tv sofa cimento queimado madeira escada
(Divulgação/Casa.com.br)

O próprio proprietário da casa, que é empresário, gestor imobiliário e apaixonado por arquitetura e design de interiores, realizou a decoração interna. O conceito adotado foi o padrão rústico e sofisticado. “Utilizei elementos como a madeira, vidro e tecidos da cortina, que se contrapõem ao piso de cimento queimado, para promover esse estilo”, diz.

Casa sustentável Bahia conceito rústico elementos regionais Alphaz Concept decoração sala tv sofa cimento queimado madeira
(Divulgação/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Na sala de estar, foram privilegiados os espaços abertos, com poucos móveis. O sofá marina de quatro lugares combina com as cores terrosas da decoração. O piso e as paredes pintados de cimento queimado dão o toque essencial do cômodo.

Casa sustentável Bahia conceito rústico elementos regionais Alphaz Concept decoração cozinha mesa jantar cadeira armario
(Divulgação/Casa.com.br)

Para deixar os ambientes mais amplos, a cozinha foi integrada com a sala de jantar. O plafon de madeira com tela tensionada no teto é o destaque da ambiente, que ganhou espaço com o cooktop de cinco bocas e o forno de embutir.

Continua após a publicidade
Casa sustentável Bahia conceito rústico elementos regionais Alphaz Concept decoração sala jantar mesa cadeira luminaria
(Divulgação/Casa.com.br)

“Para prevalecer a personalidade e o estilo que escolhemos, colocamos na sala de jantar uma mesa de madeira de demolição de seis lugares, cadeiras de madeira maciça com assento de palha e pendente com bocal de madeira e cabo revestido de tecido marrom café”, ressalta o proprietário.

Casa sustentável Bahia conceito rústico elementos regionais Alphaz Concept decoração quarto biombo cama espelho tapete
(Divulgação/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

A suíte do casal é composta por uma cama queen, mesa lateral de demolição para apoio de abajur e uma poltrona kilin, assinada por Sérgio Rodrigues. A outra suíte tem duas camas de solteiro, biombos, e armários feitos sob medida. O bastão de cumaru das cortinas dos quartos foi desenhado exclusivamente a pedido dos proprietários.

Casa sustentável Bahia conceito rústico elementos regionais Alphaz Concept decoração jardim piscina paisagismo
(Divulgação/Casa.com.br)

A área externa é um destaque à parte: com entrada independente, tem duas espreguiçadeiras e piscina privativa. O condomínio tem oito casas projetadas com inspiração na arquitetura oriental contemporânea e segue o conceito sustentável. Soluções ecológicas foram adotadas para minimizar o impacto ambiental, como o biodigestor e painéis fotovoltaicos.

Continua após a publicidade
Publicidade