Casa no interior de São Paulo é totalmente integrada à natureza

Assinada pelo escritório Perkins + Will, esta casa em Ribeirão Preto seguiu os princípios do design biofílico

Por Redação Atualizado em 17 fev 2020, 16h08 - Publicado em 29 abr 2019, 19h35
Leonardo Finotti/Casa.com.br

A conexão com a natureza foi o ponto de partida para a criação do projeto desta casa, assinado pelo escritório Perkins + Will, na cidade paulistana de Ribeirão Preto. A ideia era basear-se nos princípios do design biofílico – que tem como premissa a relação do humano com o meio ambiente – para construir a morada perfeita no campo para um casal e seus dois filhos.

Leonardo Finotti/Casa.com.br

Composta por dois níveis em formato de T, para driblar o declive original do terreno, a planta revela a entrada e as áreas comuns no piso superior, enquanto a parte inferior abriga a área íntima. “Na parte mais alta do terreno, o volume superior forma uma espécie de escudo para o inferior, criando um ambiente mais privado”, afirmam os arquitetos da Perkins + Will.

Leonardo Finotti/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Alguns elementos são marcantes para o apelo estético da casa: as linhas retas, os brises e a combinação de madeira, concreto, metal e vidro. Chama a atenção o telhado verde sobre um dos volumes, que faz com que a construção fique integrada à paisagem. “A medida também melhora as condições térmicas, uma questão importante, uma vez que o clima local é bastante quente”, explicam.

Leonardo Finotti/Casa.com.br

Nos interiores, mobiliário contemporâneo compõe os espaços e obras de arte cobrem as paredes. A sala, com vidro retrátil, funde-se a um lounge exterior que aponta para a área da piscina, com estrutura concreto. A paisagem, cheia de plantas tropicais como samambaias, palmeiras, completa a atmosfera, cria um visual perfeito de relaxamento, que os moradores procuravam para a residência.

Continua após a publicidade

Publicidade