Casa mineira integra claraboias e brises para valorizar privacidade e luz natural
Projeto do Lavoro Arquitetos traduz o equilíbrio entre conforto, luminosidade e integração
Projetada para ser o primeiro lar de um casal jovem, a casa localizada em Unaí, Minas Gerais, foi construída do zero. Assinado pelo escritório Lavoro Arquitetos, o espaço valoriza a iluminação natural e a integração com a área externa, além de garantir conforto e um layout funcional para o dia a dia.
O ponto de partida do projeto foi a jabuticabeira, um desejo dos proprietários, posicionada no átrio central da residência. Banhada pela luz natural proveniente de uma claraboia zenital, a árvore pode ser apreciada de diferentes perspectivas e se transformou em um elemento simbólico e funcional, criando um jardim privativo emoldurado pelas circulações e pelos ambientes.
Implantada na junção de dois terrenos e distribuída em dois pavimentos, a casa abriga quatro suítes, home theater conectado ao estúdio de música e espaço gourmet completo, com ambientes integrados e fluxos inteligentes que setorizam as áreas sociais e privativas da residência.
O hall de entrada ganhou evidência com o pé-direito duplo e a inserção de rasgos estratégicos de iluminação natural, que valoriza o piano da proprietária.
Voltado para a piscina e o jardim externo, o living ganha imponência com a parede de pedra moledo que emoldura a escada de acesso ao pavimento superior. O espaço é integrado à cozinha, com mesa para dez pessoas, ilha central, bancada em quartzito Kalahari e marcenaria revestida com lâmina natural de freijó tingida.
A varanda anexa permite a entrada de luz natural e a presença do jardim, que emoldura um painel em azulejaria pensado para complementar a perspectiva da mesa de jantar. O ambiente ainda possui acesso direto ao living, à área de serviço e ao espaço gourmet, que se abre para a área externa, na qual o deck em madeira natural reforça a atmosfera de convivência.
Também integrado ao living, o home theater/estúdio de música foi pensado para que a família compartilhe momentos de aulas e ensaios com conforto. Nele, a estante azul destaca-se por reunir lembranças das viagens do casal e acomodar os instrumentos musicais utilizados no dia a dia.
O escritório, por sua vez, apresenta ar intimista e vintage, resultado da curadoria do proprietário, que o concebeu como biblioteca e espaço de estudos com vista para a copa da jabuticabeira.
Na área íntima, a suíte master combina privacidade e aconchego, com parede em tom azul, cabeceira em couro natural e brises que filtram a entrada de luz natural. Posicionados em pontos estratégicos da fachada, eles evitam aberturas laterais voltadas para os vizinhos e direcionam as vistas para a reserva natural ao fundo do lote.
O banheiro segue uma estética clean, em tons de cinza, e conta com bancada em quartzo branco com cubas duplas e claraboia para ventilação natural, dispensando janelas convencionais.
Apartamento usa tons claros e texturas naturais para criar aconchego sem madeira
Como desentupir vaso sanitário: 7 formas de resolver o problema
Decoração de salas: 5 projetos em que o sofá é protagonista
Apartamento destaca arquitetura modernista com pitada nipo-brasileira





