Casa Created with Sketch.

Casa medieval na Itália entre oliveiras, muralhas e boa comida

Nossa fotógrafa registrou as férias da família numa construção medieval renovada entre oliveiras, muralhas e muita comida boa

 

01-casa-medieval-na-italia-oliveiras-muralhas-e-boa-comida

 (/)

Para a paulistana Cacá Bratke, visitar a Itália tem sempre um gostinho especial. Mas nada de percorrer cartões postais repletos de turistas. Casada com um nativo da Campanha, ela já conhecia muito bem a nação da pizza, das lambretas e das águas profundamente azuis do Mediterrâneo. Ainda faltava, porém, uma experiência autêntica, com boas pitadas de história. E, com o casal de filhos pequenos, precisava encontrar um meio de usufruir as belezas daquela terra garantindo boas porções de diversão infantil.

06-casa-medieval-na-italia-oliveiras-muralhas-e-boa-comida

 (/)

Uma alternativa aparentemente inusitada para as férias surgiu numa conversa com dois casais de amigos, cada qual com duas crianças também. A curiosidade específica de um deles pelos vinhos primitivos da Apúlia (ou Puglia, no idioma original), o lugar identificado popularmente no mapa como o “salto da bota”, levou-os a pesquisar e encontrar a masseria reformada pelo arquiteto Cosimo Mino D’Astore quatro anos antes. 

07-casa-medieval-na-italia-oliveiras-muralhas-e-boa-comida

 (/)

Típico dessa península no sudeste do país, o termo designa as antigas fortificações agrícolas. Atualmente, um bom número delas vem sendo recuperado e convertido em hotéis de charme ou restaurantes. Mais ou menos o que ocorreu na construção que acolheu o grupo ítalo-brasileiro por uma semana durante o verão europeu de 2013: ela passou por um restauro para servir à hospedagem e é superpreparada para aventuras culinárias.

08-casa-medieval-na-italia-oliveiras-muralhas-e-boa-comida

 (/)

Localizada a cinco minutos da pequena cidade de Mesagne, a propriedade erguida em 1500 amargou meio século de abandono até ser comprada por um casal que vive nos Estados Unidos, um americano e uma italiana das redondezas. Após extensa empreitada (foram dois anos de obra), a base medieval e os acréscimos mouriscos e neoclássicos sobressaíram, e a casa, enfim, teve seu frescor renovado. 

09-casa-medieval-na-italia-oliveiras-muralhas-e-boa-comida

 (/)

Planejando alugá-la por temporada, os donos capricharam nos interiores e mesclaram a solidez de outros tempos a comodidades de agora: sistema de som embutido e ar-condicionado, além de serviço de camareiras e chef (que prepara a domicílio pratos da famosa cucina povera, feita com o que existe à mão). Toda sorte de vegetais, frutos do mar e queijos, especialidades da região situada entre o mar e a montanha, está disponível em mercadinhos próximos. 

10-casa-medieval-na-italia-oliveiras-muralhas-e-boa-comida

 (/)

Foi justamente esse conjunto raro de beleza e conforto, somado aos sabores locais, que cativou as três famílias de visitantes e inspirou a colaboradora de ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO a fazer este registro fotográfico tão pessoal. As imagens da reportagem traduzem um pouco de sua mais recente incursão em solo italiano, bem italiano.

11-piscina-casa-medieval-na-italia-oliveiras-muralhas-e-boa-comida

 (/)

 

12-casa-medieval-na-italia-oliveiras-muralhas-e-boa-comida

 (/)

1) A fim de acomodar os senhores de terras, dois quartos, um banheiro e uma sala surgiram nos anos 1700. O terraço anexo oferece uma vista esplendorosa do campo. 2) O novo proprietário, nadador convicto, encomendou a raia de 25 m, composta de pedras locais e equipada com iluminação. 3) Datado de 1500, este é o trecho mais velho da Villa Pizzorusso, assim como o que se localiza no canto do terreno, com mais dois quartos. 4) Entre laranjeiras e limoeiros, ainda restam de pé alguma santigas colunas romanas.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s