Atemporal e elegante: casa tem lareira e cozinha com piso de ladrilho
A arquiteta Carolina Gava renovou revestimentos de parede, tecidos, móveis, luminárias, adornos e tapetes, além de desenhar marcenarias
A arquiteta Carolina Gava foi contratada pelo casal de moradores quando esta casa de dois pavimentos (com 500 m²) estava na reta final da construção sobre um terreno em declive de 1.040 m², localizado em São Roque, no interior de São Paulo. A entrada principal da residência fica no nível da rua, enquanto o setor social, a cozinha e as áreas de lazer ficam no pavimento inferior, voltados para os campos de golfe do condomínio.
No geral, a arquiteta refez o layout das áreas interna e externa, desenvolveu um projeto de forro e luminotécnico (com reposicionamento de todas as tomadas) e decorou todos os espaços, especificando revestimentos de parede, tecidos, móveis, luminárias, adornos e tapetes, além de desenhar marcenarias sob medida para cada cômodo.
“Os clientes pediram uma residência confortável, com design refinado e atemporal. Enfrentamos o desafio de harmonizar ou esconder elementos arquitetônicos desfavoráveis, adaptando nosso projeto às estruturas existentes”, conta a arquiteta.
No setor social, Carolina conta que priorizou peças de design assinado com linhas mais retas, estrategicamente posicionadas como obras de arte, com destaque para par de poltronas Stella (de Sergio Rodrigues) ambientadas na sala de estar – de frente para a lareira existente revestida com tijolinhos – e as cadeiras de jantar Mia (de Jader Almeida).
No quesito “paleta de cores”, como os clientes manifestaram preferência por cinza, a arquiteta usou tons acinzentados mais quentes para compor uma base neutra e acrescentou contraste através dos sofás em tecido azul marinho e da tela de grandes dimensões, em tons refrescantes de azul e verde.
A parede com pé-direito duplo ao fundo da sala de jantar, por exemplo, foi revestida com um extenso painel de madeira ripada que vai do piso ao teto, cumprindo a função de trazer acolhimento ao espaço, promover a integração dos andares e ainda ocultar um armário projetado para armazenar a prataria do casal.
Totalmente integrado à área de estar, o escritório conta com amplas janelas de vidro que inundam o ambiente de luz natural e garantem a vista tanto do jardim lateral da casa como dos campos de golfe do condomínio. Repare que a mesa de trabalho foi disposta no espaço em diagonal, tendo à sua frente a icônica poltrona Mole, do designer Sergio Rodrigues.
A cozinha já tinha amplas janelas de vidro, da bancada ao teto, que a conectam à varanda coberta, voltada para a piscina. Atendendo ao pedido do cliente, na varanda, a arquiteta incorporou um painel ripado com TV, churrasqueira, mesa e aparadores com rodízios em madeira de demolição (para flexibilidade de uso), além de uma área de estar compacta.
A madeira de demolição também aparece na marcenaria da pequena copa, instalada no fundo da cozinha, proporcionando, assim, unidade visual entre as áreas interna e externa, que contam ainda com o mesmo piso de ladrilho hidráulico. “Optamos por armários na cor cinza para deixar a cozinha mais elegante e, ao mesmo tempo, suavizar o peso visual do piso estampado”, finaliza a arquiteta Carolina Gava.
Confira mais fotos na galeria abaixo: