Casa ganha pavilhão dedicado ao lazer com área gourmet, adega, sauna e lareira
Ana Figueiredo e Nanda Negri, do escritório Noa Arquitetura, criaram uma nova área de 180 m², construído em concreto.

Um casal de advogados com dois filhos já possuía esta propriedade de fim de semana no campo, em Pedro do Rio (Petrópolis, RJ), quando encomendou às arquitetas Ana Figueiredo e Nanda Negri, do escritório Noa Arquitetura, um projeto para construção de um pavilhão anexo, dedicado ao lazer da família.

O novo espaço conta com TV, lareira e mesa de sinuca no estar, espaço gourmet com mesa reversível para carteado, adega e cervejeira, lavabo, sauna, ducha e spa. No decorrer da obra, os proprietários resolveram aumentar o escopo do projeto e incluíram a modernização da casa existente para deixá-la mais confortável, bonita e prática.

Com estilo contemporâneo e 180 m², o pavilhão anexo foi construído em concreto, com fechamento em esquadrias de correr piso-teto (de alumínio e vidro) e painéis deslizantes na mesma altura, em ripas vazadas de madeira que funcionam como brises. Seu formato modular não linear, com altura mais elevada do solo na parte frontal, é fruto de concordâncias entre o local escolhido, as curvas de nível e o talude (plano de terreno inclinado que limita um aterro) existente.


“Neste projeto, especificamente, como queríamos trazer leveza à construção e mimetizá-la no entorno, criamos uma ‘laje bandeja’, solta do terreno, e uma cobertura verde que se funde com a vegetação ao fundo”, explica a arquiteta Nanda. A paleta cromática da decoração também reforça a integração entre as áreas interna e externa através de móveis, estofados, adornos e revestimentos em tons terrosos, verdes e azuis.

“Priorizamos materiais e acabamentos naturais com texturas variadas, como o piso de granito Siena flameado, as paredes com textura (Predial 205) da Terracor, o muro coberto com Pedra Madeira e as marcenarias em folha de Freijó natural, desenhadas por nós”, acrescenta a arquiteta Ana.

Já a casa existente sofreu várias intervenções para ser modernizada, começando pela decoração, iluminação e layout novos da área social, lavabo e cinco suítes. Externamente, as arquitetas redesenharam o jardim com a ajuda da Semear Paisagismo e aplicaram na fachada a mesma textura do pavilhão anexo para que tivessem a mesma linguagem estética.

Internamente, na sala principal, elas eliminaram o degrau existente que dividia as áreas de estar e jantar e trocaram o piso por tábua corrida, criaram duas grandes janelas pivotantes ao lado da lareira, pintaram o forro de madeira de branco para clarear o espaço e destacar as tesouras do telhado, e retiraram a porta que separava o estar da varanda fechada para integrar esses espaços.
Veja todas as fotos na galeria abaixo:































