Casa e galeria de arte? Projeto cria espaço para casal expor mais de 300 obras
José Ribeiro, da Dois Arquitetura, assina uma residência sob medida para um casal de colecionadores de arte e mobiliário brasileiro.


Localizada em São Luís, no Maranhão, essa casa foi projetada pelo arquiteto José Ribeiro, do escritório Dois Arquitetura, para um casal e seus dois filhos adultos.
Ele, proprietário da uma galeria de arte; ela, dona de uma loja de decoração. Não é de se surpreender, portanto, que a residência tenha se transformado no cenário ideal para abrigar a extensa coleção de arte contemporânea e design brasileiro do casal — um acervo com mais de 300 obras.

O imóvel foi construído do zero em um terreno de 1.500 m², com área construída de 890 m², após o casal decidir deixar o antigo apartamento em busca de mais espaço e conforto.

Com dois pavimentos, o térreo reúne os espaços de convivência integrados, biblioteca, três suítes e áreas de serviço. Já o piso superior concentra a garagem, o escritório e a galeria de circulação. Devido à inclinação acentuada do terreno, é possível acessar a residência tanto pela parte superior quanto pela inferior.

“O projeto nasceu com a finalidade de abrigar o acervo crescente dos clientes. A partir dessa premissa, buscamos uma arquitetura limpa e sem ornamentos, com cores claras, pouca variação de materiais, pé-direito alto e muita luz natural — tudo para criar uma atmosfera leve e valorizar as obras.”, explica José Ribeiro.

A estrutura combina concreto e alvenaria, com volumetria branca e detalhes em pedra natural. A sala ampla e integrada remete a uma galeria de arte, com paredes livres que acolhem pinturas, esculturas e fotografias.

A escolha do mobiliário nas áreas internas seguiu a busca pela atemporalidade, com destaque para ícones do design brasileiro, como a poltrona Fardos, de Ricardo Fasanello, e os sofás assinados por Jader Almeida. Essas peças dialogam com o acervo pessoal do casal, que inclui móveis de época cuidadosamente preservados — entre eles, quatro poltronas vintage de Giuseppe Scapinelli, ambientadas na área de estar.

A paleta neutra, marcada pelo branco neve nas paredes, reforça a leveza visual e permite que o acervo seja o verdadeiro protagonista da casa.