Casa Created with Sketch.

Casa de praia recebe tons neutros e decoração leve

O escritório PB Arquitetura transformou a residência em Peruíbe, que se tornou um verdadeiro refúgio para a família

 (Henrique Ribeiro/Casa.com.br)

Muita gente tem o sonho de ter uma casa na praia para estreitar a conexão com a natureza. Tão bom quanto isso é ter a oportunidade de tornar ainda mais aconchegante a decoração de quem já tem o seu refúgio. O casal de proprietários desta ampla residência, de 450 m² de área construída, em Peruíbe, ao sul de São Paulo, escolheu o escritório PB Arquitetura para comandar uma reforma que transformou cada cantinho do lar.

A história começa de uma forma interessante. Os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino já haviam realizado a reforma do apartamento do mesmo casal, na cidade de São Paulo. O resultado foi tão especial que o convite aconteceu novamente, agora para valorizar a morada de praia. 

 (Henrique Ribeiro/Casa.com.br)

Inicialmente, a casa foi pensada como um ponto de encontro para os finais de semana e férias. Porém, com a chegada da pandemia, a casa acabou se tornando o endereço preferido do casal. “Eles estão amando tanto ficar lá nesse período, que já estão pensando em se mudar definitivamente”, revela Bernardo. 

Áreas de lazer e convivência

 (Henrique Ribeiro/Casa.com.br)

Apesar do casal morar sozinho, a prioridade do projeto foi por uma ampla área de convivência e lazer, principalmente para receber os dois filhos e três netos. Piscina, churrasqueira, espaços de lazer e jogos, spa, redes e ambientes modernos são sinônimos de dias felizes. Após uma grande reformulação, a área externa é uma atração à parte. Como a moradora é muito devota de São Francisco de Assis, a parede em frente ao spa recebeu um alegre grafitti em homenagem ao Santo, que foi feito pelo artista Fernando Reche.

Para que a família possa fazer almoços especiais, os arquitetos criaram um espaço charmoso, conectado com o terraço. Valorizando o décor, há uma parede com painéis hexagonais. No piso, um porcelanato estampado na área da mesa faz o papel de um “tapete”. E como na casa de praia não pode faltar churrasco, a dupla de profissionais recorreu a uma churrasqueira pré-fabricada, que foi instalada próxima da pia. O frontão de cerâmica cria um toque irreverente ao espaço.

Área Interna

 (Henrique Ribeiro/Casa.com.br)

A atmosfera da casa mudou completamente por meio da troca e modernização de revestimentos e móveis, além do ganho de muita claridade e leveza a partir de soluções inteligentes. 

“Antes, os acabamentos estavam desatualizados, o que tornava os ambientes escuros. Para que tudo pudesse ficar clean, começamos pintando os forros de madeira de branco. Além disso, adicionamos diversos pontos de luz, que foram distribuídos de forma estratégica. O resultado ficou surpreendente”, comenta Bernardo.

 (Henrique Ribeiro/Casa.com.br)

Nos pisos e nas paredes, a existência de tabeiras e molduras tornava o visual sobrecarregado. Os arquitetos então incluíram pinturas claras acompanhadas por um porcelanato que lembra cimento queimado em toda a extensão da casa. O efeito resultou em amplitude para o lar e reforçou a integração de ambientes. O mobiliário ganhou vida por meio de novas peças e a repaginação das antigas.

A sala de estar é bem ampla, perfeita para receber os amigos com muita tranquilidade. A presença de sofás com tecidos estampados ajuda a dar contraste e alegria. Por fim, uma poltrona suspensa torna a decoração mais descontraída.

Na sala de TV, também há uma área com sofás e poltronas. Um dos destaques fica para as cortinas leves de voil, que permitem a entrada de luz natural. Para trazer aconchego, há um tapete de corda náutica, além do forro de madeira, em que é possível ver a estrutura do telhado à vista.

 (Henrique Ribeiro/Casa.com.br)

Na cozinha, a pequena mesa de refeições, com cobogós em sua base, representa uma alternativa para refeições rápidas, sem a necessidade do uso da sala de jantar.  As cadeiras pretas Tolix, dão o ar da graça, com seu design único e criado há mais de 80 anos pelo francês Xavier Pauchard.

Para deixar a vida mais prática e organizada, em uma única parede estão concentrados pia, fogão, geladeira, freezer, micro-ondas e filtro de água. Armários brancos, do piso ao teto, aproveitam ao máximo o espaço. Na bancada central foi utilizado Silestone, material bem resistente que se repete no frontão da pia.

 (Henrique Ribeiro/Casa.com.br)

Por fim, com atmosfera relaxante, o banheiro iluminado conta com uma extensa bancada de mármore branco Espírito Santo. O piso recebeu um porcelanato branco e, para imprimir um toque de cor, o ambiente conta com cerâmicas estampadas na parede do box.

Para conferir mais fotos, veja a galeria abaixo:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.