Casa de praia espaçosa com muita luz natural e ambientes relaxantes

Assinado pelos escritórios Rua 141 e Zalc Arquitetura, o projeto é marcado pelo jogo de volumes com balanços

Por Nádia Simonelli Atualizado em 21 jan 2021, 09h39 - Publicado em 9 jul 2020, 12h09
Fran Parente/Casa.com.br

O terreno espaçoso em um condomínio no Guarujá, litoral de São Paulo, permitiu aos arquitetos dos escritórios Rua 141 e Zalc Arquitetura a criarem uma casa de praia bem ampla e aconchegante, com 525 m². A principal característica da arquitetura é o projeto estrutural marcado pelo jogo de volumes com balanços, que aproveita ao máximo a iluminação natural, a ventilação cruzada, além de trazer a natureza para os espaços internos.

Fran Parente/Casa.com.br

Os dois pavimentos da casa abrigam cinco suítes, piscina, área gourmet, sala íntima, cozinha, home living e dormitórios de serviço. Tudo isso para criar o refúgio de descanso, quer era o sonho de uma família moradora da capital. O andar superior ficou reservado para a área íntima e as suítes ganharam grandes aberturas, que permitem a vista do terraço com pergolado. Já os banheiros receberam claraboias sobre as bancadas para receberem iluminação natural. Assim, reduz-se muito o uso da energia elétrica.

Fran Parente/Casa.com.br

Um grande vão interno abriga um pé-direito duplo, que facilita a entrada de ar e a circulação dos moradores entre os dois andares. O piso térreo ficou reservado para as áreas de estar, além da piscina e spa. E a iluminação natural também foi pensada para esses espaços, com grandes aberturas no living e uma claraboia na escada.

Fran Parente/Casa.com.br

A ideia foi integrar a área interna com a externa de modo que a transição entre as duas fosse quase imperceptível. Para isso, os arquitetos desenharam uma piscina linear, que faz parte do jardim, mas ao mesmo tempo entra para o living. Outro recurso para criar essa sensação foi instalar um jardim vertical, composto de pilares estruturais, que trazem a natureza para a área gourmet e para a área coberta da piscina.

Fran Parente/Casa.com.br

A decoração foi pautada em elementos naturais para compor ambientes aconchegantes e conectados com a arquitetura da casa. Para isso, os profissionais escolheram usar madeira e palha, por exemplo, a fim de criar esse cenário rústico e tropical. Eles usaram a mesma ideia para definir a pedra moledo na área externa. O revestimento foi fundamental para trazer conforto térmico à casa de grandes proporções, além de ter um visual rústico.

Continua após a publicidade

Fran Parente/Casa.com.br

Na sala de jantar, a mesa de madeira e o pendente de fibra natural reforçam essa ideia de rusticidade, sem abrir mão da elegância. Repare que as cadeiras são de modelos diferentes de cada lado da mesa.

Fran Parente/Casa.com.br

A cozinha toda branca tem um ar minimalista e contemporâneo, mas que tem tudo a ver com uma casa de praia. Além de ser prática para a manutenção no dia a dia. A parede de tijolinhos com pintura branca dá um toque mediterrâneo ao espaço sem destoar da proposta do projeto.

Fran Parente/Casa.com.br

Além do gramado na área externa, foram criados, ainda, jardins na cobertura do primeiro pavimento para levar conforto térmico aos ambientes. No paisagismo, foram usadas espécies tropicais, com texturas e tons de verde variados, que embelezam os espaços e deixam os ambientes mais frescos, diminuindo o uso de ar-condicionado.

Fran Parente/Casa.com.br

Quer ver mais imagens desta casa de praia? Acesse a galeria de fotos e faça um passeio!

Continua após a publicidade

Publicidade