Casa de praia de 115 m² em meio à Mata Atlântica ganha linda fachada azul
Nos interiores, a arquiteta Juliana Zappa apostou nas texturas como madeira, sisal, palha e tecidos naturais para conferir um ar despojado.
Uma casa de praia em meio à Mata Atlântica: essa é a premissa do endereço de férias da arquiteta Juliana Zappa, no distrito de Praia do Forte, na Bahia. A casa geminada com 115 m² distribuídos em dois pavimentos, em condomínio fechado, reúne características que atendem às demandas de Juliana e seu marido Thomaz.
Eles já conheciam a região quando decidiram pelo imóvel, cercado por uma imensa reserva permanente de Mata Atlântica e, ao mesmo tempo, próximo da praia. Outra vantagem considerada por eles foi o tamanho compacto da casa, entregue pronta, com uma pequena piscina privativa.
A arquiteta e sua família desejavam uma obra rápida, com o mínimo de intervenção e bastante marcenaria planejada, para aproveitar todos os cantos disponíveis. “Na reforma, realizada em três meses, transformamos a despensa em um banheiro, para atender à área externa, instalamos um aquecedor na piscina e criamos um deck, estendendo a área gourmet. Piso e bancadas foram mantidos de acordo com a entrega da construtora”, lista Juliana.
Os ambientes internos foram mantidos no layout original, com sala de estar integrada à cozinha e uma suíte de hóspedes usada também como sala de TV, no primeiro piso. Já no segundo pavimento, fica a suíte do casal e a suíte das filhas.
A fachada na cor azul, padrão do condomínio, foi o ponto de partida para o mix de matizes adotado pela arquiteta, buscando imprimir autenticidade e aconchego aos ambientes. “Ao contrário do meu apartamento em Salvador, que é bem neutro, queria uma casa de praia com cores e estampas. A cor predominante nos interiores foi o verde, presente no papel de parede dos quartos, para trazer a mata para dentro. Já nos armários da área gourmet adotei o tom marsala, criando um contraste com o azul da fachada e combinando com nossos pratos decorativos – compramos um prato em cada cidade que passamos na lua de mel, na Costa Amalfitana”, revela Juliana.
Para trazer um ar de praia contemporâneo despojado para a morada, Juliana apostou em texturas como madeira, sisal, palha e tecidos naturais, presentes em móveis e acessórios. A marcenaria em louro freijó, desenhada pela arquiteta e executada pela MN Armários, é um dos destaques do projeto – é o caso do beliche das filhas, feito em madeira maciça.
A composição do mobiliário conta ainda com móveis de área externa da Tidelli e mesa, cadeiras e sofá da sala de estar da Domi Interiores. Já a poltrona Charles Eames, o aparador da cozinha, o sofá da sala de TV e o conjunto de cabeceira e mesa de apoio, da suíte principal, são do acervo do casal.
Veja mais fotos na galeria abaixo: