Casa de campo é construída em menos de sete meses

Materiais naturais e a valorização da natureza são os destaques desta casa de 163 m² construída no interior do Paraná

Por Jéssica Michellin Atualizado em 20 dez 2016, 17h50 - Publicado em 31 ago 2015, 19h59
05-casa-de-campo-e-construida-em-menos-de-sete-meses

 

A 28 quilômetros da capital do Paraná, a cidade de Araucária tem uma atmosfera típica do interior: clima ameno, poucos carros e muita tranquilidade. Num lugar em que todos se conhecem pelo nome, uma família curitibana encontrou o espaço perfeito para fazer seu refúgio de fim de semana. Um terreno de 51 mil m², na zona rural do munícipio, chamou a atenção dos moradores, que tinham um plano ousado para o espaço: construir uma casa em seis meses e meio. Para a tarefa, a arquiteta Juliana Lahóz entrou em cena. Ela projetou uma casa de 113 m², além de mais 50 m² de um charmoso pergolado na entrada. Toda a construção foi feita com tijolos ecológicos. Além de não emitir gases poluentes em seu processo de produção, a peça pode ficar aparente e é utilizada na estrutura, eliminando a necessidade de construção de vigas, pilares e lajes. “Não usamos revestimentos e rebocos, apenas impermeabilização seguindo as instruções do fabricante. Isso agilizou a construção”, explica a arquiteta. Na cobertura, telhas de madeira Shingle foram escolhidas, tanto pela alta resistência às intempéries, como pela facilidade de manutenção. Feitas de madeira laminada, elas proporcionam conforto térmico e acústico ao telhado.

Além das escolhas óbvias, pensando na agilidade e na funcionalidade da construção, um ponto era essencial: integrar, ao máximo, a área interna à externa. Por isso, Juliana projetou duas portas-camarão, feitas de vidro temperado, em vez de paredes no salão principal. “Queríamos valorizar a vida ao ar livre, aproveitando ao máximo a luz solar e sem luxos”, explica a arquiteta. Sala e cozinha possuem o mesmo revestimento, porcelanato na cor tabaco com acabamento acetinado. Já a bancada ganhou revestimento de um tipo de porcelanato que imita ladrilhos hidráulicos. Confira o resultado nas imagens abaixo: 

02-casa-de-campo-e-construida-em-menos-de-sete-meses 03-casa-de-campo-e-construida-em-menos-de-sete-meses 04-casa-de-campo-e-construida-em-menos-de-sete-meses 01-casa-de-campo-e-construida-em-menos-de-sete-meses

 

Continua após a publicidade

Publicidade