Casa de 1890 restaurada e linda

Passado composto: quem passa diante desta casa, com telhado baixo e apenas 4,60 m de largura, não imagina que o interior, de 109 m², guarda um espaço tão claro e arejado. Todas as paredes internas foram demolidas para ampliar a construção de 1890 sem descaracterizar a fachada.

Por Por Araci Queiroz Fotos: Leonardo Costa/MCA Estúdio Atualizado em 20 dez 2016, 17h45 - Publicado em 16 jan 2009, 10h43
A reforma preservou as paredes externas de tijolo de barro, que sustentam o t...

A antiga vila operária na zona sul do Rio de Janeiro, com jeito de cidade do interior, traduz o estilo de vida simples e despojado do novo morador. Realizada em 2007, a reforma seguiu uma exigência da prefeitura: recuperar a fachada e o telhado da construção de 1890, que é tombada. O maior desafio do projeto, desenhado pela arquiteta Cristiane Marques, foi ampliar a área útil, pois as paredes externas não podiam sofrer alterações. Restou aumentar a casa para cima: com a retirada do velho forro do telhado, aproveitou-se o pé-direito duplo para a criação de um mezanino. A escada foi transferida para a área externa, nos fundos do terreno e entre a casa principal e a edícula há um pátio generoso com deck de madeira. Uma grande porta de correr de vidro integra ambos os ambientes. Se você gosta de reportagens sobre restauro de casarões, assista ao vídeo que mostra um galpão da década de 20 transformado em loft – como ele não tinha garagem, a moradora agora guarda seu carro dentro da sala.

Publicidade