Cama central também é sofá neste apartamento compacto de 30 m²
A designer de interiores Fernanda Olinto criou um projeto que, apesar de pequeno, conta com home office, lavanderia e roupeiro.
Adquirido ainda na planta, esse apartamento de apenas 30 m² foi comprado por uma jovem solteira, que gosta de tudo muito organizado. Para deixar o projeto personalizado solicitou os serviços da designer de interiores Fernanda Olinto.
A solicitação foi a de um apartamento bem aconchegante e relaxante, que atendesse todas as suas exigências, como um bom espaço de cozinha, home office e lavanderia.
A planta inicial ainda possuía uma área de sacada, e que foi integrada ao restante do cômodo. Na escolha do layout foi priorizado manter os pontos de infra da cozinha no corredor de entrada e a partir dela a profissional aproveitou para dar sequência a grande área de roupeiro e ao fundo, em destaque pelo MDF amadeirado, a lavanderia escondida.
Após a cliente optar pela cama no centro do quarto, servindo de sofá, o home office se dispôs naturalmente na última parede lateral restante. A circulação ocorre então no entorno da cama e a tv com mais armários foi aplicada de forma menos robusta em frente.
O projeto tem estilo contemporâneo e foi norteado pela pequena metragem pensando no máximo de aproveitamento do espaço, e pela cama/sofá, uma preferência da cliente. O conceito buscava explorar notas provençais como o piso em pátina, e um ar bem leve para adequar à personalidade da cliente, por isso também o uso de muitas cores no tom mais candy.
A iluminação é toda embutida para não pesar mais um elemento no espaço; muita luz indireta e pouco uso de abajur para não ocupar espaços de bancada. Uma luminária de chão faz as vezes de luz de cabeceira.
Com relação ao piso, a escolha foi por um porcelanato imitando madeira com pátina para justamente trazer um ar mais rústico ao projeto. Junto a ele, há a serralheria, inclusive da porta do banheiro, e é ela e o rodapé em preto que quebram e equilibram as escolhas mais meigas destas candy colors presentes em tons de rosa, azul e verde –inclusive no banheiro.
A referência mais rústica nas texturas e cores pautou a escolha das almofadas. Para não sobrecarregar, a escolha foi por um tom de marcenaria em madeira clara, porém ainda quente. O restante da marcenaria e paredes possui uma mistura de brancos e cinzas para manter o apartamento de aparência mais ampla e iluminada possível.
De acordo com a profissional a solução que destaca no projeto é a área do corredor, onde ficou a cozinha com o encontro entre o quartzo branco e a marcenaria; a porta colorida e a porta em serralheria que dá acesso para o banheiro.
Veja todas as fotos na galeria abaixo: