Casa Created with Sketch.

Boas ideias para economizar espaço neste apê de 23 m²

Um bom projeto e planejamento milimétrico possibilitou incluir uma lavanderia e até uma banheira nesse microapartamento

 (Luiza Schreier/Casa.com.br)

Já imaginou viver em apenas 23 m²? Este apartamento na Glória, bairro do Rio de Janeiro, tem essa metragem e é o primeiro imóvel próprio de um jovem casal. O imóvel fica localizado em um endereço privilegiado, num edifício de 1955, assinado por Oscar Niemeyer. Para criar um novo layout, que aproveita cada centímetro, os moradores confiaram a tarefa à designer Lívia Boechat, que desenvolveu o projeto minimalista.

“O minimalismo hoje é mais do que uma tendência estética, é um estilo de vida. Viver com menos significa consumir menos, poluir menos. Dentro desse conceito, conseguimos resolver o layout sem precisar derrubar nenhuma parede. Além da economia de custo e tempo de obra, diminuímos assim a quantidade de entulho gerado – somos uma das áreas que mais gera poluição e desperdício, muitas vezes desnecessário”, explica a profissional.

 (Luiza Schreier/Casa.com.br)

Assim, para atender às necessidades dos moradores, Lívia criou um mezanino para a cama. Dessa forma, otimizou a circulação e abriu espaço para a cozinha integrada. Já o guarda-roupas foi embutido na marcenaria da escada, ampliando as áreas de armazenamento. “As portas mais altas funcionam como cabideiro e as menores como gaveteiro. As portas abrem por toque, para que o guarda-roupas fosse quase confundido com uma parede. A escada também acolhe o modem de internet e da TV à cabo”, explica Lívia.

 (Luiza Schreier/Casa.com.br)

Como o pé-direito tem 3 metros de altura, a designer tirou partido dele e tudo foi verticalizado. Esse truque rendeu uma cozinha com medidas ergonômicas, construída do zero e integrada à sala, sob o mezanino. Já cozinha original do apartamento foi transformada em área de serviço. Sim, sobrou até espaço para a lavanderia!

 (Luiza Schreier/Casa.com.br)

E, com todo esse planejamento, a designer conseguiu, inclusive, atender ao sonho da moradora: uma banheira. “Como as medidas do apartamentos são muito reduzidas, foi um pedido desafiador. Estudei milimetricamente cada cantinho até chegar a uma solução que tornasse possível esse desejo”, conta Lívia.

 (Luiza Schreier/Casa.com.br)

 

Quer ver mais fotos deste microapartamento? Acesse a galeria abaixo!

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.