Continua após publicidade

Azulejos pintados à mão com estampas botânicas revestem varanda de apê

A arquiteta Renata Lemos fez um projeto para ocupar os cinco quartos do imóvel de 240 m², alguns recebendo novas funções.

Por Redação
23 jul 2024, 13h00
Azulejos pintados à mão com estampas botânicas revestem varanda de apê. Projeto de Renata Lemos. Na foto, sala de tv, painel de madeira, prateleiras brancas, sofá ilha.
 (André Nazareth/Divulgação)
Continua após publicidade

Este apartamento de 240 m² passou por uma reforma completa nas mãos da arquiteta Renata Lemos para receber os novos moradores, um casal com duas filhas pequenas. O imóvel estava alugado há muitos anos, portanto demandava alguns cuidados e já não condizia com o gosto e estilo de vida dos proprietários.

Azulejos pintados à mão com estampas botânicas revestem varanda de apê. Projeto de Renata Lemos. Na foto, sala de estar, mesa de centro, sofá bege.
(André Nazareth/Divulgação)

O casal desejava um apartamento confortável, que tirasse máximo proveito dos espaços – ocupando todos os cinco quartos, alguns com novas funções – e que tivesse um astral mais carioca, já que moraram muito tempo fora.

Azulejos pintados à mão com estampas botânicas revestem varanda de apê. Projeto de Renata Lemos. Na foto, quarto infantil, meia parede rosa.
(André Nazareth/Divulgação)

“A planta do imóvel é muito bem dividida e não teve grandes alterações, somente a criação de um closet dentro do quarto do casal. O layout e a forma de uso dos ambientes que foi bastante modificada”, explica a arquiteta, destacando funções como brinquedoteca e home office, além de um quarto para cada filha e da suíte do casal, entre os novos papéis dos cômodos.

Continua após a publicidade
Azulejos pintados à mão com estampas botânicas revestem varanda de apê. Projeto de Renata Lemos. Na foto, sala de estar integrada com jantar, painel de madeira.
(André Nazareth/Divulgação)

O projeto foi baseado na criação de espaços integrados e multifuncionais, que servissem à família no dia a dia e ao receber amigos. “Por isso, a sala de estar tem o sofá ilha, com mais assentos voltados para a TV, já que a maior parte do tempo a família usa esse lado do cômodo. A varanda também foi mantida separada da sala, para que tivessem mais opções de cenários e usos do ambiente”, detalha Renata.

Azulejos pintados à mão com estampas botânicas revestem varanda de apê. Projeto de Renata Lemos. Na foto, varanda, sofá cinza.
(André Nazareth/Divulgação)

Já as referências e inspirações estéticas foram baseadas no próprio bairro de São Conrado. “Olhando pela janela, vi a obra do Hotel Nacional, de revitalização dos azulejos modernistas, e me deu um ‘click’ de fazermos algo assim. Compramos azulejos brancos simples para encomendar a pintura à Barbara Pereira, que usou como tema as plantas tão presentes no bairro”, conta a profissional, apontando a presença do revestimento na varanda da sala e nas portas do buffet, na sala de jantar.

Azulejos pintados à mão com estampas botânicas revestem varanda de apê. Projeto de Renata Lemos. Na foto, buffet com azulejos, espelho em forma orgânica.
(André Nazareth/Divulgação)

O piso de porcelanato foi escolhido para tornar o dia a dia mais prático e facilitar a limpeza, presente em toda a área social, de serviço e lavabo. Já as paredes brancas conferem luminosidade e esse “ar mais carioca” que os clientes queriam.

Azulejos pintados à mão com estampas botânicas revestem varanda de apê. Projeto de Renata Lemos. Na foto, sala de estar, tapete colorido listrado, poltrona branca.
(André Nazareth/Divulgação)

“Para o ambiente não ficar muito frio e impessoal, criamos essa marcenaria que abraça a sala de TV, jantar e o corredor, criando um grande plano de madeira que traz aconchego e conforto. Além disso, ela camufla, do lado direito, uma parede inteira de louceiro com portas de leve toque, além do acesso para a área íntima e para o lavabo”, descreve.

Azulejos pintados à mão com estampas botânicas revestem varanda de apê. Projeto de Renata Lemos. Na foto, quarto infantil, papel de parede floral, cama montessoriana.
(André Nazareth/Divulgação)

Para o quarto da filha primogênita, de 3 anos de idade, a parede em meia altura na cor rosa foi combinada a elementos azuis em parte do mobiliário e nos detalhes do papel de parede, com bolas de diversas cores. A marcenaria dispõe de peças verticais que permitem a regulagem de altura tanto da bancada, para acompanhar o crescimento da menina, quanto das prateleiras.

Azulejos pintados à mão com estampas botânicas revestem varanda de apê. Projeto de Renata Lemos. Na foto, quarto infantil, papel de parede floral, cama montessoriana.

Continua após a publicidade

Já para o quarto da caçula, que nasceu durante o período de obras do apartamento, a mãe dispensou o berço para adotar uma cama montessoriana, onde ela pudesse se deitar junto à bebê quando necessário.

Azulejos pintados à mão com estampas botânicas revestem varanda de apê. Projeto de Renata Lemos. Na foto, home office.
(André Nazareth/Divulgação)

O terceiro quarto, usado como brinquedoteca e quarto de hóspedes, ganhou uma marcenaria colorida, com disposição dos brinquedos na altura das crianças e em caixas separadas para facilitar a organização. O home office do casal ocupa ainda outro cômodo, com uma decoração que faz referência à sua morada anterior: “adotamos uma pitada do estilo industrial, pois eles queriam trazer um pouco da memória nova iorquina para este ambiente”, finaliza a arquiteta.

Veja mais fotos na galeria abaixo:

Publicidade