Aprenda a instalar um painel fixo de vidro
O painel de vidro fxo leva a visão do jardim para dentro de casa. Saiba como instalar
Mesmo quando está fechada, esta morada mantém o paisagismo ao alcance dos olhos. “Previmos, ainda em projeto, várias aberturas para o jardim, de forma que os moradores pudessem admirá-lo de diversos pontos”, explica o arquiteto Sarkis Semerdjian, sócio de Domingos Pascali no escritório Pascali/Semerdjian Arquitetura, de São Paulo, autor da obra. Para fixar o conjunto de folhas de vidro laminado (1 + 1 cm de espessura e 2,50 x 3 m) no hall de entrada, perfis metálicos foram embutidos na parede, no teto e na placa de madeira que cerra o vão da porta. “A transparência do material dá a impressão de que a vegetação está completamente integrada ao espaço. Quem chega de fora também tem um belo panorama da casa assim que atravessa o portão”, complementa Sarkis. Confira os cuidados tomados na colocação.

Acabamento fino: em vez de erguer um trecho de alvenaria para dar suporte à porta de entrada e às chapas de vidro, uma placa de madeira com laminado de pau-ferro delimita o encontro entre os materiais. Assim, o ambiente conta apenas com dois tipos de textura, garantindo o resultado elegante.
Trilho no forro: o mesmo perfil metálico em U empregado nas laterais aparece no teto, com o objetivo de manter tudo no lugar.
Estrutura fixa: o perfil metálico avança 4,5 cm dentro da parede, medida que aumenta a segurança no travamento.
Encaixe facilitado: para prender o painel, o perfil utilizado no piso tem formato em L, com abertura voltada para o canteiro. Quem vê pelo lado de dentro acha que a placa (Casa dos Vidros) está completamente livre.