Apê tem cozinha com ilha de granito com champanheira esculpida na própria pedra
O projeto da arquiteta Mariana Monnerat foi pensado para receber bem. Ele conta com bar, adega e cervejeira em uma ampla área social integrada.
Um jovem casal paulistano com um grande grupo de amigos procurou a arquiteta Mariana Monnerat, da MonneArt Arquitetura, para projetar os interiores de seu primeiro apartamento. Como os moradores desejavam uma um espaço generoso para receber, a profissional criou um novo layout para o imóvel permitindo uma área social completamente integrada, com estar, jantar, cozinha, bar e sala de TV em único espaço amplo.
Para isso, foi preciso fazer uma grande reforma no imóvel de 160 m². Todas as paredes da cozinha, área de serviço e dependências foram derrubadas permitindo o surgimento de um grande living e a entrada de muito mais luz natural no ambiente social. Para criar uma divisão entre cozinha e sala de jantar, Mariana desenhou um painel de muxarabi.
Dessa forma, mesmo quando se decide isolar os dois espaços, é possível aproveitar luz e ventilação naturais. A sala de jantar ainda ganhou peças exclusivas desenhadas por Mariana, que também é designer: a mesa e os três espelhos de formas orgânicas.
“O uso de elementos naturais e texturizados como pedra Moledo, madeira, linho e pedras naturais traz harmonia à decoração do apartamento” avalia Mariana.
A cozinha, com uma grande ilha em granito andorinha que se estende por toda a área social, foi planejada de forma a trazer muita praticidade e funcionalidade ao dia a dia do casal. Ali, foram implementadas soluções como uma calha úmida que organiza a louça de maneira que não possa ser vista da sala e até uma champanheira esculpida na própria pedra com ralo independente.
“Como esse espaço era muito importante para eles, unimos um bom projeto de marcenaria com o de marmoraria, fazendo um aparador para abraçar a adega e cervejeira e em sua parte superior fizemos um bar rebaixado para que as bebidas não ficassem tão expostas. E, é claro, na parte da adega quente fizemos um painel em travertino e usamos vergalhões para serem suportes das garrafas. A iluminação lateral com fita de led fez toda a diferença, tornando o espaço super aconchegante além de funcional” conta.
Já na ala social, um dos quartos foi revertido para ser o “cloffice” (closet + escritório) da moradora. Ali, além de muita área de armazenamento, o escritório ganhou um backoff para videocalls. Na suíte principal, tons suaves de branco e bege criam um clima relaxante e aconchegante.
A marcenaria é o ponto alto do projeto, com uma cabeceira elaborada sob medida e mesas laterais que harmonizam com os elementos de decoração, proporcionando um ambiente ideal para os momentos de descanso.
Veja todas as fotos na galeria abaixo: