Apê inspirado na floresta amazônica traz verde, terracota e couro natural no décor
O projeto de 130 m², assinado pelo escritório COTA760 Arquitetura, conta com espaços integrados e uma bela ilha de cozinha em formato orgânico.

Este apartamento, idealizado pelo escritório COTA760 Arquitetura, recebeu um projeto que transformou um apartamento de 130 m² no coração de Pinheiros em um ambiente único, onde referências afetivas da infância de Letícia, a moradora, originária de Manaus, se mesclam com a modernidade e a fluidez da arquitetura contemporânea. Com uma reforma que desafiou a planta original, a intervenção criou um espaço integrado, fluido e repleto de elementos que celebram tanto a cultura amazônica quanto a vida urbana.

Desde o início do projeto, a memória afetiva de Letícia com a cidade de Manaus foi central no conceito do apartamento. O uso de cores e texturas inspiradas na floresta amazônica — como o verde, terracota e o couro natural — trazem à tona a essência da região.

A aplicação de geometrias orgânicas e a fusão de elementos modernos com peças que remetem à fauna e à cultura amazônicas fazem do projeto uma homenagem à natureza.

Como solução para integrar as áreas sociais e íntimas, os arquitetos projetaram, ainda, uma marcenaria multifuncional, que organiza os armazenamentos enquanto garante praticidade e organiza os espaços do apartamento. Outro importante elemento do projeto é a ilha da cozinha, desenhada em formato fluido e com acabamento em terracota, que se conforma como o ponto focal da área de estar da cozinha e da sala.

Quanto ao projeto de interiores, a escolha do mobiliário foi guiada pelo objetivo de trazer para o espaço peças que refletissem as memórias da infância e cultura da moradora. Algumas das peças destaque são a poltrona circular da Carbono, o sofá Bold com linhas arredondadas e a mesa de jantar Lottus de Fernando Jaeger, que dialogam com as geometrias orgânicas presentes em todo o projeto.

Nas áreas íntimas, a decoração foi personalizada com obras de artistas locais e peças que evocam a fauna amazônica, como quadros bordados com referências ao Copan, ao pirarucu e ao boto-cor-de-rosa.

A paleta de cores foi aplicada em blocos, criando uma experiência sensorial ao longo dos ambientes. O terracota na cozinha e o verde no sofá da sala ganham destaque, enquanto o uso de materiais como granito e fórmica Goiaba garantem um toque artesanal. A madeira de cumaru e o couro certificado pelo Ibama têm uma presença marcante nos quartos e áreas comuns, mantendo uma conexão direta com a natureza.

Além disso, a varanda perimetral foi preservada, conectando o apartamento ao exterior e oferecendo mais um espaço de lazer para os pets da cliente.
Veja mais fotos na galeria abaixo:


























