Apê ganha charmosa cozinha campestre com copa e despensa
Carolina Escala e Patricia Landau, do escritório Escala Arquitetura também criaram uma sala íntima, brinquedoteca e escritório reversível para o imóvel.
Este apartamento de 190 m² ganhou um projeto das arquitetas Carolina Escala e Patricia Landau, do escritório Escala Arquitetura para uma família composta por um casal com um filho pequeno e um bebê.
“Os clientes solicitaram três quartos, sendo uma suíte, além de uma sala íntima, brinquedoteca e escritório reversível, que também pudesse ser usado como quarto de hóspedes. Além disso, queriam uma cozinha confortável, com copa e despensa, prioritariamente conectada a área íntima, já que eles não viam necessidade de integrá-la à sala”, conta Patricia.
A planta original contava com dois quartos (além do quarto de serviço), sendo um deles suíte com closet, enquanto a copa e a cozinha (que já contava com despensa) eram separadas. Com a reforma, o banheiro social, que era muito grande e desproporcional ao tamanho do imóvel, foi reduzido para ampliar a copa e a cozinha, que passaram a ser integradas.
Continua após a publicidade
Dicas, inspirações e notícias sobre decoração, arquitetura, jardinagem e organização para sua casa. Quem mora, precisa! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter em breve.
A sala também foi reduzida para criar o terceiro quarto e o novo escritório (voltado para a circulação íntima), o que levou à redução e reposicionamento da suíte master, com closet.
Continua após a publicidade
Na decoração, que segue o estilo contemporâneo aconchegante, algumas peças já faziam parte do acervo dos clientes e foram aproveitadas. Na área social, por exemplo, vieram do apartamento antigo o par de poltronas claras, a mesa de centro, o baú de madeira, a mesa de jantar, as cadeiras de jantar e o banco do hall de entrada.
Por isso, a seleção dos móveis novos partiu das peças mantidas, em prol de uma harmonia estética geral, com destaque para a poltrona com banqueta Pitu, assinadas pelo designer Aristeu Pires, estofada em tecido amarelo. “Além de ser muito confortável e compacta, ela criou um ponto de cor na sala”, diz a arquiteta Carolina.
No quesito “materiais e acabamentos”, as paredes da sala foram pintadas com tinta na cor Branco Gatinho (da Coral), o piso foi revestido com tábuas de carvalho europeu (da Neobambu) e as marcenarias em folhas de freijó natural, com acabamento lavado e verniz fosco (para chegar bem próximo da tonalidade do piso). A palhinha, o couro e a lona de algodão – presentes em alguns elementos da decoração – e os móveis de madeira com diversas tonalidades contribuíram para quebrar a monotonia visual.
Continua após a publicidade
“Nos quartos dos filhos, as paredes claras ganharam pintura artística aquarelada para deixar o espaço mais divertido e fazer um contraponto às marcenarias que alternam madeira clara, cinza azulado e branco”, informa a arquiteta Carolina. Já na suíte principal, ela destaca o papel de parede claro, com estampa chevron sutil e, no lavabo, o papel de parede em tom verde acqua, com textura de linho.
Veja todas as fotos na galeria abaixo:
Dicas, inspirações e notícias sobre decoração, arquitetura, jardinagem e organização para sua casa. Quem mora, precisa! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter