Apê de 85m² ganha cozinha integrada e décor urbano com reforma
O Studio Pipa Arquitetura apostou em uma paleta de cores clara e em móveis de design brasileiro
O proprietário deste apartamento de 85m² pediu ao arquiteto David Oliveira, do Studio Pipa Arquitetura um projeto de reforma completa, que integrou a cozinha antes isolada.
De resto, a planta original com duas suítes foi mantida, mas todos os cômodos foram reformados, com troca de toda a infraestrutura do imóvel – da elétrica à hidráulica, passando pelos acabamentos.
“O grande trunfo deste apartamento é, sem dúvida, a vista privilegiada de toda a praia de Copacabana, com o morro Pão-de-Açúcar ao fundo. Para quem mora fora do Rio ou do Brasil, equivale a ficar hospedado num hotel de alto padrão, numa região turística da cidade, ao lado de Ipanema”, conta ele.
Segundo o arquiteto, o projeto é urbano e tem estilo contemporâneo, mas preserva uma atmosfera levemente mediterrânea para melhor integrar o apartamento à ampla vista da praia. “Por se tratar de um apartamento relativamente compacto e com uma planta ingrata, especialmente da sala, investimos em marcenarias sob medida para aproveitar ao máximo os espaços, tornando-os mais funcionais”, conta o arquiteto David.
Na decoração, é tudo novo, adquirido de acordo com as especificações do projeto. Entre as peças de design assinado, vale ressaltar as cadeiras de jantar Medalhinha (de Lucas Bond), a mesa lateral Fenda (de Eduardo Bortolai) e as luminárias Bauhaus e Ufo (ambas de Fernando Prado para a Lumini).
“Priorizei móveis clean e visualmente leves, ora com estrutura em madeira ora em aço carbono, e estofamentos com tecidos claros, em tons mais naturais. Para quebrar a paleta monocromática, usei uma mesa de jantar oval, totalmente verde, num tom puxando para pistache”, explica o arquiteto David.
“Na marcenaria, optei pelo acabamento em carvalho por ser uma madeira também clara, que traz acolhimento”, completa.
“Meu maior desafio neste projeto foi reformular o layout da área social, já que a planta irregular dificultava bastante a circulação e criava uma sensação de confinamento. Agora, o espaço está mais fluido, claro e parece bem maior”, conclui o arquiteto David Oliveira.
Veja mais fotos na galeria abaixo!