Apê de 34 m² tem lavanderia, home office e muitas plantas
Projeto do escritório CADDA Arquitetura otimizou os espaços, embutiu eletrodomésticos e utilizou cores nas paredes
A moradora deste apê de 34 m² é irmã de uma paisagista, logo o projeto assinado pela arquiteta Carolina Haddad, do escritório CADDA Arquitetura, não poderia deixar de ter muitas plantas. “Ela até plantou com a irmã no condomínio uma árvore em frente à janela dela, que é no primeiro andar”, conta a profissional.
No entanto, a natureza não foi o único desafio do projeto. Como a cliente é de uma família de profissionais da área de construção e de arquitetura, foi preciso mostrar um projeto que convencesse a todos. “Ela já tinha desenhado uma planta, mas algumas coisas precisavam ser modificadas. Nossa solução para a cozinha e escritório foi o que conquistou o pai engenheiro da moradora”, explica Carolina.
A bancada que separa a cozinha da sala permite assistir à TV durante as refeições (ou assistir a um programa de culinária enquanto cozinha junto). Ali do lado está a sala de estar e o escritório fica mais escondido, onde era um segundo quarto, para que a cliente não enxergue de cara o trabalho ao entrar em casa.
Outro pedido foi por eletrodomésticos e itens que tivessem uma dimensão bacana e não modelos mini, soluções comuns em apartamentos pequenos. A marcenaria planejada otimizou os espaços e permitiu até a instalação de uma máquina de lavar e secar roupa de um tamanho bom na lavanderia e a criação de um nicho para a geladeira.
Como a moradora é designer, sua paixão pelo desenho norteou a escolha dos acabamentos: a linha JOY MZ da Portinari foi escolhida para o banheiro e para a parede da cozinha, já que a textura se assemelha à do papel de aquarela.
No banheiro, inclusive, foi possível instalar um nicho na parede de drywall para acomodar os produtos de banho. Aqui, tudo deu tão certo que não foi preciso nem cortar as peças da cerâmica na parede.
Por fim, no quarto a cor aparece apenas na parede da cabeceira, trazendo um pouco de profundidade e sem diminuir muito a sensação de amplitude. Para equilibrar, um armário mais claro e, para acolhimento, o toque da madeira na cabeceira.
Curtiu? Veja mais fotos na galeria abaixo!