Apê de 32 m² ganha layout novo com cozinha integrada e cantinho de bar
O arquiteto Rodolfo Consoli, que assina o projeto, apostou em uma decoração contemporânea urbana com toques indutriais
O morador deste apartamento vive em São Paulo e, como costuma viajar ao Rio de Janeiro a trabalho, decidiu comprar este apartamento compacto de 32m², em Copacabana (zona sul da cidade), para transformar em sua segunda casa. Como o arquiteto carioca Rodolfo Consoli já era seu amigo há muitos anos, os dois visitaram juntos pelo menos 10 imóveis em 20 dias, até decidirem por este estúdio, que estava em péssimo estado.
“Ele queria o apartamento mais aberto, uma área para receber amigos, um sofá-cama com design leve e um pequeno bar iluminado”, explica o profissional.
Segundo o arquiteto, após a reforma, nada restou da planta original. A antiga cozinha, que ficava no hall de entrada, por exemplo, foi transformada em banheiro e a parede que separava o antigo banheiro da sala foi demolida para dar lugar à nova cozinha, agora integrada à sala.
Já a parede que separava o quarto da sala, também foi demolida e, no lugar dela, foi instalado um painel de correr em metalon branco com vidro canelado, que que vai do piso ao teto e permite isolar o ambiente quando necessário, sem bloquear a passagem de luz natural que vem da janela.
Além da decoração, que é integralmente nova, houve troca de todos os revestimentos, esquadrias, instalações elétricas e hidráulicas. “Até o corredor do andar onde fica o apartamento foi pintado”, revela Consoli.
O projeto segue uma decoração contemporânea urbana, em tons claros, com toques industriais, e apostou na integração dos espaços, reservando apenas a área do banheiro. Por se tratar de um apartamento compacto, a marcenaria planejada prevaleceu como a melhor solução para o máximo aproveitamento do espaço.
“Inicialmente, o morador queria um apartamento em tons escuros, com predomínio do cinza e preto, mas logo o convenci que esta paleta faria o apartamento parecer ainda menor e adotamos, então, cores mais claras e o mesmo revestimento em todo o imóvel para reforçar a ideia de amplitude e continuidade”, relata o arquiteto.
“Usamos cinza claro nas paredes, no piso, na cabeceira da cama e no banheiro. No acabamento da marcenaria, optamos por MDF no padrão Carvalho Malva e Cinza Sagrado, ambos da Duratex”, explica.
Entre as peças de design assinado, Consoli destaca algumas luminárias: Eclipse (branca, da Artemide) ao lado do sofá, Jardim (dourada, de Jader Almeida) apoiada na prateleira-bar ao lado da tv, Tab (branca, da Flos) no lado esquerdo da cama e La Petite (preta, da Artemide) no lado esquerdo da cama. Próxima à janela, a cadeira Girafa na mesa de trabalho leva a assinatura de Lina Bo Bardi.
Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!