Apê de 210m² tem varanda de 20m² com área de lazer e bancada gourmet
O Studio 021 Arquitetura criou uma copa, um quarto infantil além de três suítes, sendo uma delas com closet
Um casal com um filho pequeno comprou este apartamento de 210m² e logo contratou as arquitetas Paula Wetzel e Camila Simbalista, do escritório Studio 021 Arquitetura, para fazer uma reforma completa, de todos os ambientes, antes da mudança para o novo lar.
“Os clientes queriam ambientes claros, copa integrada à cozinha, varanda para receber os amigos, quarto de casal amplo com closet, um quarto para o filho pequeno e um quarto de hóspedes que também pudesse ser usado como escritório”, conta Paula.
Originalmente, o apartamento tinha quatro dormitórios (sendo apenas uma suíte), que foram transformados em três suítes, permitindo ainda ampliar a suíte do casal, que passou a contar com closet e um banheiro amplo. A copa também foi ampliada para abrigar uma adega e uma mesa maior de café da manhã.
De estilo contemporâneo, a decoração despojada e de alma carioca apostou em uma base neutra, pontuada com madeira e tons de azul, que aparecem, principalmente, nos tapetes e nos quadros. O único móvel aproveitado do endereço anterior foi o sofá da sala de tv. Todos os outros itens são novos e a seleção privilegiou peças brasileiras de design assinado, com exceção da cômoda antiga na sala de estar, garimpada no Shopping Cassino Atlântico.
“Acreditamos que este mix dá bossa aos espaços e enriquece a decoração, criando ainda uma sensação de casa vivida, com alma e história”, avalia Camila. Na sala de jantar, vale destacar a mesa, o buffet-aparador e as luminárias pendentes (de Jader Almeida) e as cadeiras de jantar Blanca (da Rejane Carvalho Leite).
Já no ambiente de estar roubam a cena as poltronas de corda BW (do Tadeu Paizan) e o tapete azul com aspecto estonado, da Khaleb Tapetes. Entre as obras de arte, chamam a atenção o quadro bicolor da sala de jantar, da artista Renata Tassinari, e o quadro sobre o sofá, do artista Guilherme Dabler, ambos da Galeria Anita Schwartz. Toda a marcenaria foi desenhada pelo escritório e executada pela Madeter.
Estreita, mas com uma vista de tirar o fôlego da Lagoa Rodrigo de Freitas, a varanda de 20m² foi transformada em um espaço de lazer para os clientes receberem seus amigos, com direito à bancada gourmet, área de bar, eletros de aço inox e banco em marcenaria.
Por fim, também se destacam no projeto o painel de madeira na sala de jantar, que esconde o volume criado pelo lavabo, e o painel branco de veneziana caribenha usado como divisória ao lado da porta de entrada do apartamento, que conferiu a privacidade necessária com leveza e ainda acrescentou um toque de tropicalidade.
“Apesar de a área social ser composta por ambientes de estar, jantar, tv e varanda, a sensação é de que todos os ambientes são integrados”, finaliza a arquiteta Camila Simbalista.