Apê de 210 m² incorpora elementos da cultura árabe na decoração
O projeto do escritório Cassim Calazans acolhe a personalidade e cultura dos moradores
Para deixar este apartamento de 210 m² com a cara de um casal e seus dois filhos pequenos, o escritório Cassim Calazans realizou algumas mudanças estruturais e planejou um novo décor. Com isso, o imóvel pode se encaixar perfeitamente com a cultura árabe muçulmana da família.
A elaboração de uma cozinha maior e funcional; uma sala grande e integrada; e um cantinho para fumar narguilé eram as principais demandas dos moradores que amam ter a casa cheia.
Porém, uma das maiores modificações foi a retirada das paredes do hall do elevador e a construção de uma caixa em serralheria e vidro, que abrange também a porta de entrada.
Em segundo lugar está a criação de uma penteadeira no quarto do casal, que só foi possível com a diminuição do banheiro e a retirada da banheira.
O novo layout também conta um home office, posicionado onde ficava o quarto de serviço, e um home theater, outro desejo dos moradores, que foi integrado com a sala para criar um ambiente amplo para receber convidados.
“Mas acho que o principal desafio foi trazer um pouco da cultura deles para um imóvel tão moderno. Logo de cara pensamos em introduzir o muxarabi bem na entrada do apartamento, que é elemento arquitetônico característico da cultura árabe”, explica o escritório.
Esta peça é um dos destaques do projeto. Produzida em madeira freijó, ela divide a entrada da casa e a sala de estar, jantar e home theater, que são todos integrados.
Um aparador e um louceiro, escondido atrás de uma porta de madeira com cava mimetizado na mesma área da parede viva, dão apoio e atendem as necessidades da sala de jantar.
Ainda na parte social do apartamento, um sofá ilha separa a sala de estar do home theater – que exibe um painel de pedra natural nero marquina, o mesmo material presente nas mesas de centro e no tampo do aparador. Na parte inferior da tv, uma lareira a fluído proporciona momentos de mais conforto e aconchego nos dias frios.
Para abraçar o hábito de fumar narguilé, o apartamento apresenta um cantinho fumódromo em uma área mais reservada do living – onde a fumaça não atrapalha as demais atividades dos outros cômodos. O que se destaca aqui é a cadeira suspensa, que cria um cenário ousado ao ser combinada com a parede viva.
Na cozinha, uma ilha bem equipada possui banquetas e espaço para refeições rápidas do dia a dia. Este móvel e as bancadas são em quartzo fendi e combinam com o revestimento de parede que imita um ripado de madeira.
Já na área íntima, tacos de madeira natural foram inseridos para ajudar no conforto térmico. No quarto do casal, tons neutros, muita madeira freijó lavado e palha natural montam a decoração. Para um ponto de cor, um móvel em frente a cama foi feito em laca verde suave.
A marcenaria linear possui iluminação que destaca alguns itens no cômodo e a cabeceira foi desenhada com exclusividade, pelo próprio escritório, e mescla palha natural e madeira. Para finalizar, uma poltrona super confortável em couro natural caramelo monta um ótimo cantinho de leitura.
Paredes decoradas deixam os quartos dos pequenos mais alegres e combinam perfeitamente com as marcenarias multifuncionais. Duas camas oferecem espaço para os amiguinhos e bancadas podem ser usadas como locais para estudo e, no caso da filha, também como uma penteadeira.
Curtiu? Confira mais fotos do projeto na galeria abaixo!