Apê de 160m² ganha banheiro revestido com pedra hijau e banheira solta
Uma curiosidade do projeto de Ricardo Melo e Rodrigo Passos é que apartamento fica no prédio que foi o lar do cantor Renato Russo nos anos 1990.
Uma família de São Paulo composta por um casal com dois filhos adolescentes, mudou-se para este apartamento de 160m² na rua Nascimento Silva, no bairro Ipanema, em um prédio dos anos 50 onde o cantor e compositor Renato Russo, da banda Legião Urbana, viveu 1990 a 1996.
Em julho passado, o lendário endereço recebeu a placa azul (do Circuito da Música) de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.
Os novos proprietários encomendaram aos arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos um projeto de reforma completa do imóvel, com decoração integralmente nova em todos os cômodos. “Eles pediram para integrar a sala e a cozinha e criar uma suíte de casal com o banheiro integrado ao dormitório”, conta Ricardo.
Após a execução da obra, a sala e a cozinha (antes separadas) foram totalmente integradas e a cozinha ganhou ainda uma ilha de cocção, com uma mesa de jantar acoplada.
“Esta integração fez a sala parecer bem mais ampla e, com isso, aproveitamos uma parte dela para aumentar uma suíte existente e o banheiro social”, diz Ricardo. “Também transformamos o quarto maior em uma suíte, deixando o novo banheiro integrado ao dormitório, com uma banheira aparente, do jeito que os clientes pediram”, acrescenta ele.
Segundo os arquitetos, o projeto foi inspirado na arquitetura escandinava. Para isso, lançaram mão de uma base branca e cinza claro, com detalhes em tons de verde e terrosos, além de poucos móveis, sendo a maioria de madeira clara e fibra naturais. “Adaptamos tudo isso ao clima praiano do Rio de Janeiro”, informa Ricardo, exemplificando com a poltrona de fibra de apauí (da Galeria Hathi).
Na sala de tv, Ricardo destaca a estante clara, com design super leve, que ajudou a alongar o espaço e, no estar, o tapete de pele de vaca tingido de verde oliva, sobreposto ao tapete de fibra de garrafa pet reciclada (também da Galeria Hathi).
Já na suíte em tons de verde, além da banheira instalada dentro do quarto, o destaque fica por conta da parede atrás do lavatório, revestida com pedra natural hijau (num tom verde azulado), e a canga com estampa de coqueiro, assinada por Isabela Cury, estendida na parede atrás da cabeceira da cama, em madeira e corda (do designer Fernando Jaeger).
Veja todas as fotos na galeria abaixo: