Continua após publicidade

Apê de 110m² com pé-direito duplo vira duplex com mezanino metálico

O novo ambiente soma mais 5 m² ao projeto assinado por Marina Carvalho e funciona como escritório e quarto de hóspedes

Por Redação
15 jun 2023, 13h00

“Customizamos este apartamento para um casal com três filhos, que vive fora de São Paulo, mas sonhava com este imóvel de temporada para as semanas de cursos, eventos e estudos na capital”, explica a arquiteta Marina Carvalho, à frente do escritório que leva o seu nome, que assina o projeto de 110m².

Apê de 110 m² com pé-direito duplo vira duplex com mezanino metálico. Na foto, escada de madeira leva ao mezanino metálico que serve de escritório;
(JP Image/Casa.com.br)

Sem precisar quebrar paredes, Marina repensou os espaços entregues pela construtora apostando em materiais funcionais, de manutenção fácil. “Não removemos paredes, mas o mezanino de estrutura metálica é novo”, explica.

Apê de 110 m² com pé-direito duplo vira duplex com mezanino metálico. Na foto, mezanino com home office e vista para a janela.
(JP Image/Casa.com.br)

O novo ambiente tira proveito do pé-direito de 5,50 m e serve de home office e quarto de hóspedes. Logo ao entrar, é possível ver a bancada que fica de frente para a melhor vista do imóvel. A mesa, criada pelo escritório, mede 60 cm x 2,10 m e possui um desenho limpo, com estrutura metálica e madeira. À esquerda, a marcenaria planejada conta com um armário para armazenar objetos e material de trabalho.

Continua após a publicidade
Apê de 110 m² com pé-direito duplo vira duplex com mezanino metálico. Na foto, cozinha integrada com marcenaria verde e torre quente.
(JP Image/Casa.com.br)

A cozinha tem uma marcenaria sob medida: na península, a parte interna conta com armários para armazenar os utensílios e a lava-louças. Já na parte que fica voltada para a área social há um nicho para acomodar a adega climatizada. O tampo de dekton também abriga a pia.

Apê de 110 m² com pé-direito duplo vira duplex com mezanino metálico. NA foto cozinha separada da lavanderia por uma porta camarao de vidro canelado.
(JP Image/Casa.com.br)

A divisão para a lavanderia é feita com uma porta de serralheria, que divide os ambientes sem atrapalhar a entrada de luz natural. Marina trabalhou com uma estrutura de aço inox, pintado de preto de 3 cm de espessura e vidros canelados. Trata-se de um projeto com portas-camarão, permitindo uma maior abertura na hora da passagem.

Continua após a publicidade
Apê de 110 m² com pé-direito duplo vira duplex com mezanino metálico. Na foto, cozinha integrada com marcenaria verde e torre quente. Sala de jantar com mesa de madeira.
(JP Image/Casa.com.br)

Com uma mistura de madeira, concreto e piso de porcelanato, a sala de jantar fica integrada entre a cozinha e o living. Nela, o móvel de madeira, que se inicia na cozinha e vai até a sala de jantar criou um importante volume horizontal, contribuindo para a sensação de amplitude.

Com portas de lâmina de carvalho natural, ele mede 5,50 m de extensão. A mesa de jantar com seis lugares oferece todo conforto necessário para moradores e convidados.

Continua após a publicidade
Apê de 110 m² com pé-direito duplo vira duplex com mezanino metálico. Na foto, marcenaria para a TV da sala esconde um pilar estrutural.
(JP Image/Casa.com.br)

No estar, a arquiteta usou uma marcenaria bem planejada para compor o painel de TV de forma harmônica e elegante (ele esconde um pilar existente). Já a escada, leve e moderna, não cria nenhuma barreira visual no apartamento. Marina Carvalho optou por estrutura metálica, com pintura automotiva preta, que sustenta os degraus revestidos de réguas de bambu.

Apê de 110 m² com pé-direito duplo vira duplex com mezanino metálico. Na foto, quarto de casal com parede ripada verde e cabeceira de madeira.
(JP Image/Casa.com.br)

O quarto de casal começa num corredor, que recebeu um espelho para trazer a sensação de amplitude. A parede conta com um painel verde frisado, de apenas 3 cm de espessura, em contraste à cabeceira de lâmina de carvalho natural. De um dos lados da cama, o armário vai de uma ponta a outra e tem 62 cm de profundidade, deixando, pelo menos, 50 cm de circulação.

Continua após a publicidade
Apê de 110 m² com pé-direito duplo vira duplex com mezanino metálico. Na foto, banheiro com marcenaria verde.
(JP Image/Casa.com.br)

No banheiro de casal, os acabamentos como bancada, piso, box e espelho foram entregues pela construtora. Porém, faltava um toque de personalidade. Com isso, a marcenaria entrou em cena mais uma vez. Com uma laca verde-menta e puxador cava embutido, o gabinete não ocupa muito espaço e é bem prático.

Apê de 110 m² com pé-direito duplo vira duplex com mezanino metálico. Na foto, quarto de hóspedes com cabeceira de madeira e tapete.
(JP Image/Casa.com.br)

O segundo quarto, muito usado pelos hóspedes, recebeu cabeceira de madeira, cortina, iluminação e revestimentos em busca de acolhimento. Centralizada no ambiente, a bicama pode ser acionada quando há visitas, já os armários foram projetados para comportarem as malas com bastante espaço. Marina lembra que, por ser um dormitório para visitas, o cômodo precisava ter ainda mais conforto.

Continua após a publicidade

Dessa maneira, escolheu um tapete em U, que avança 60 cm nas laterais e na frente da cama.

Apê de 110 m² com pé-direito duplo vira duplex com mezanino metálico, Na foto, banheiro com marcenaria azul e espelho. NA foto, banheiro com marcenaria azule espelho.
(JP Image/Casa.com.br)

No banheiro, a arquiteta manteve os materiais entregues pela construtora, como piso, bancada de quartzo, metais, louças, espelho, iluminação, boxe e até nicho. Por aqui, a única modificação ficou por conta do gabinete. A marcenaria azul e cada detalhe de decoração deixaram o banheiro personalizado. “Usamos a laca azul e as portas e gavetas não contam com puxador aparente, mas cavas, que são bem práticas”, conclui a profissional.

Veja mais fotos!

Publicidade