Apartamento tem adega para 200 garrafas com revestimento em folha de carvalho
Bernando Gaudie-Ley e Tânia Braida, da Beta Arquitetura, criaram, além da adega, uma área gourmet com churrasqueira e lounge.

Com a chegada da bebê, o casal de moradores, que já eram pais também de um menino de 7 anos, resolveram que era hora de se mudar para um apartamento maior. E optaram por comprar um imóvel ainda na planta, com quatro quartos e 180 m², de frente para a Lagoa de Marapendi, na Barra da Tijuca. Mas antes mesmo de pegar as chaves, o casal encomendou aos arquitetos Bernando Gaudie-Ley e Tânia Braida, da Beta Arquitetura, uma reforma que transformaria aquele imóvel padrão de construtora no apartamento dos seus sonhos.

“O casal desejava que os ambientes fossem todos integrados para que pudesse receber bem os amigos e aproveitar o dia a dia com funcionalidade e conforto”conta Bernardo.

Para criar esta grande área social, um dos quartos teve sua área incorporada à sala e todas as paredes divisórias dos ambientes foram demolidas. Com isso, foi possível projetar um living com espaços de estar e TV. A integração com a varanda permitiu ainda a criação de uma área gourmet com churrasqueira, um lounge e uma segunda mesa de jantar, de frente para a Lagoa de Marapendi e com uma vista maravilhosa para o pôr do sol.

Tons neutros nos móveis e revestimentos deram à decoração o clima leve, com toques clássicos, que o casal adora. O colorido aparece quase que exclusivamente no quadro de Sandro Torres, feito especialmente para o casal.

Outro pedido essencial era criar no living uma adega para 200 garrafas, já que Luciano é um grande apreciador de vinhos. E foi exatamente esse o ponto de partida de todo o projeto. Localizada num ponto central, fazendo a divisão entre as áreas social e íntima, a adega ganha ainda mais destaque com o revestimento em folha de carvalho europeu, que cobre também o louceiro contíguo e a parede principal do jantar formando um grande painel que mimetiza as portas de entrada e do lavabo.

“Um detalhe interessante deste projeto é que quase não tivemos paredes pintadas na área social. Além do painel em carvalho, criamos ainda uma parede ripada em laca branca que faz a divisão entre sala e cozinha permitindo que os ambientes fiquem integrados ou não” explica Tânia.

Até por conta desta integração – essencial no dia a dia de uma família com dois filhos pequenos – a cozinha recebeu atenção especial. O ambiente foi ampliado com a demolição do quarto de serviço o que permitiu a criação de uma despensa e de uma pequena copa, em formato de ilha, para as refeições familiares.

A marcenaria segue o estilo provençal francês, mas em um tom de azul, que traz ainda mais personalidade e charme ao ambiente.

O estilo se repete também nos armários da suíte principal, que ganharam molduras, nichos e portas de correr em espelho que escondem a entrada para o banheiro. Ali, tons neutros e uma cabeceira no tradicional pied de poule cinza trazem ares mais clássicos ao ambiente.

Já a suíte do pequeno teve inspiração em sua maior paixão: os dinossauros! Foi desse universo que veio a decoração em tom verde que aparece até mesmo no banheiro. A cabeceira em madeira e detalhes em azul claro ajudam a deixar o espaço mais lúdico.

- Casas e apartamentosDois banheiros são integrados para virar sala de banho neste apartamento amplo
- Casas e apartamentosCimento queimado e tijolinho trazem autenticidade a este apartamento de 72 m²
- Casas e apartamentosRevestimentos marmorizados e cristaleiras com vidro reflecta dão ar sofisticado à apê clássico