Apartamento em Portugal tem TV “escondida” atrás de quadro deslizante
O arquiteto Maurício Nóbrega integrou hall, sala de estar e jantar e incorporou um vasto acervo de arte, que inclui uma litogravura de Picasso.
Com várias obras fora do Brasil, especialmente em Portugal, o arquiteto Maurício Nóbrega tem um carinho especial pela reforma que fez neste apartamento em Estoril que foi todo modernizado. Com vista para o mar, bem localizado e em frente ao Cassino, tem varandas à volta das salas e pertence a um empresário de origem portuguesa mas residente em São Paulo.
“Já tinha feito uma casa para esse cliente em São Paulo e como a família passa muitas temporadas em Portugal, me chamaram para dar um ar mais contemporâneo ao imóvel de cerca de 200m², com três suítes confortáveis. Apesar de gostarem muito do lugar, achavam que estava antiquado” conta o arquiteto.
As paredes foram retiradas integrando hall, sala de estar e jantar e abrindo espaço para uma galeria onde estão expostas telas de pintores portugueses famosos entre os quais José Malhoa, Dordio Gomes, Almada Negreiros, Carlos Botelho além de uma litogravura de Picasso.
Um painel em carvalho reveste as salas de ponta a ponta onde foi agregado um aparador na sala de jantar e uma estante no estar. Ali, fica um truque: o grande quadro esconde a televisão e desliza num trilho quando precisa ser usada.
Segundo Maurício o ponto alto da reforma foi a compra e instalação do painel de azulejos antigos que cobre toda a parede do fundo da sala de jantar. E é mesmo um deslumbramento, trazendo um toque do passado mas que “conversa” perfeitamente com o resto da decoração.
“A troca de revestimentos, a iluminação nova, a mistura dos móveis antigos portugueses de família com os contemporâneos fez toda a diferença. A mesa de jantar super moderna é da francesa Maxalto, o pendente leve e discreto é da Foscarini e as cadeiras da brasileira Etel. Trocamos também o estofamento do sofá, revestido com tecido da mesma cor das paredes do hall.”
Como hoje em dia o trabalho em home office é uma constante, o cliente comprou uma loja no térreo do mesmo edifício e instalou ali seu escritório.
“É um dúplex que fica no nível da rua mas não fica exposto, tem bastante privacidade pois para tornar o local de trabalho ainda menos invasivo, instalamos brises, a solução perfeita para que não seja visível para quem passa. A mesa de reuniões fica no nível mais alto e a sala da secretária no nível de baixo”, explica Maurício.
Veja mais fotos na galeria abaixo: