Apartamento multifuncional: quatro ambientes no espaço de um

Em apenas 40 m², este apartamento oferece cozinha, estar, jantar e home office em um único espaço. Graças a esconderijos secretos e móveis que se escondem

Por Nádi Sayuri Kaku Atualizado em 20 dez 2016, 15h46 - Publicado em 8 set 2015, 19h35
BedGifSlow3

“Em 100 anos, tenho certeza que o nossos netos vão dizer ‘Vovô, nos conte sobre antigamente, quando as pessoas tinham uma cama que ocupava o espaço de metade do apartamento, mesmo que você passasse somente um terço do dia deitado nela'”. Apesar de um pouco radical, esta declaração do empreendedor Simon Woodroffe para o jornal The Telegraph revela um problema cada vez mais presente na vida das grandes metrópoles: a falta de espaço para se morar com conforto. Em áreas cada vez menores, é cada vez mais difícil conciliar qualidade de vida com preços justos e, nesse cenário, Woodroffe promete revolucionar: sua Yo! Home pretende entregar apartamentos pré-fabricados de 40 m², multifuncionais, nos quais os espaços mudam de função com alguns truques praticamente cênicos. Tudo isso por um preço de 150 mil libras (cerca de 800 mil reais) e que já estarão à venda no próximo verão londrino. Confira como será o imóvel:

Details-Bed

Para começar: a cama. Localizada em cima da sala de estar, ela pode ser içada e escondida completamente no teto. Funciona com um sistema de contra-peso e utiliza somente um simples motor elétrico – que pode ser movido manualmente em caso de falta de luz. Quando içada, ela dá um efeito de rebaixamento de gesso, que acompanha o formato do sofá em “U” (instalado em um piso um pouco rebaixado em relação ao resto do apartamento, para não deixar a cama muito alta). Quando abaixada, também serve de local para assistir ao telão que se esconde no teto.

Details-Table

Inspirado na arquitetura japonesa, a mesa de jantar se esconde no chão. Abrindo manualmente as duas portas – que se transformam em bancos – é só clicar em um botão para a mesa se elevar e aparecer. De novo, o chão rebaixado é utilizado para dar espaço para os pés. Quando fechada, nem parece que está ali e oferece mais espaço livre ao apartamento.

Details-Kitchen

À primeira vista, nem parece que há uma cozinha neste apartamento. Isso porque, a pia, o fogão, a máquina de lavar louças e os armários ficam escondidos atrás dos armários que percorrem todo o apartamento. Uma simples porta camarão faz toda  mágica aqui.

Continua após a publicidade

Details-Storage

Lembra do chão elevado? Além do sofá e da mesa de jantar, ele oferece outra vantagem: esconderijos secretos! Para guardar qualquer coisa num lugar de fácil acesso, é só usar essas aberturas no chão. Feche-as e parece que não tem nada ali.

Home11-full

E, para finalizar, criar o home office é bem simples: baixe uma das placas que compõem a estante na parede, que ela vira uma mesinha. Junte uma cadeira e pronto!

0002-apartamento-multifuncional-quatro-ambientes-no-espaco-de-um

Os 24 primeiros apartamentos da Yo!Home estão sendo fabricados de forma modular e devem ser disponibilizados para moradores de Manchester, UK, no fim do ano. Segundo o Daily Mail, a empresa já tem planos para expandir o modelo de negócio para Manhattan, Buenos Aires, Tóquio e Shangai.

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade