Casa Created with Sketch.

Apartamento maranhense tem temática clean e ambientes integrados

O apartamento projetado pela profissional do CasaPRO, Aline Vale, possui espaços generosos e fica de frente ao mar

12-apartamento-maranhense-tem-tematica-clean-e-ambientes-integrados

 (/)

O apartamento maranhense, localizado na cidade de São Luís, foi projetado pela designer Aline Vale, do CasaPRO. Pelo imóvel oferecer um amplo espaço de 491,36 m², Aline não teve problemas em atender aos pedidos dos clientes: integrar espaços e promover um ambiente aconchegante para seus filhos. O apartamento possuía anteriormente móveis antigos e cômodos mal distribuídos. O primeiro passo foi abolir algumas paredes e integrar espaços como cozinha, sala de estar e home theater, o que resultou em ambientes espaçosos, arejados e bem iluminados. Pisos, pastilhas e granitos foram trocados por materiais modernos. O estilo da designer também colaborou para o resultado final do projeto. “No início da minha vida acadêmica conheci o estilo Bauhaus, que consiste em linhas retas, simplificação de volumes e ampliação de espaços e percebi que traduzia exatamente o estilo que gostaria de oferecer aos meus clientes: ambientes que remetessem formas limpas, com beleza e seguindo o conceito de uniformidade e harmonia entre cada detalhe”, relata Aline. O espaçoso apartamento conta também com uma suíte, dois quartos e escritório. Confira abaixo as fotos do apartamento e a entrevista completa com a profissional maranhense de Arquitetos do Brasil.

1. Quais são suas inspirações? Em quem você se baseia para realizar os seus projetos?

 

O Estilo Bauhaus e a arquitetura de Mies Van der Rohe, que relacionam o estilo e a pessoa. Com ele, iniciou-se o uso de materiais modernos como o aço industrial e o vidro, que nos oferecem linhas retas, de acabamento com grande valor estético e que tem grande importância em meus projetos de interiores. Meu foco maior é sempre procurar oferecer ao cliente projetos atemporais, que ao longo dos anos não se tornem defasados e cansativos.

2. Qual é o fator local (referente à sua região) que interfere, ou seja, icônico na arquitetura/cultura da sua localidade?

 

O Maranhão é formado por duas partes bem distintas: a área mais antiga da cidade que remete ao estilo português, marcada por uma arquitetura  tipicamente colonial, representada pelos azulejos, casarões e ruas com pedras de cantaria e outra com arquitetura mais contemporânea, com traços retos e atuais, o que torna a cidade tipicamente cultural, acolhedora e cheia de contos e histórias.

3. O que não pode faltar na casa de um morador do Maranhão?

 

Funcionalidade, conforto, amplos espaços para receber, pois o maranhense é conhecido por sua receptividade e alegria.

4. Como você costuma se atualizar? Através de revistas, cursos, viagens etc.? E quais são?

 

Gosto muito de viajar e durante minhas viagens aproveito para visitar mostras de decoração, Casa Cor local e lojas de decoração. Leio revistas da área, livros específicos e me atualizo também acessando sites sobre o assunto.

5. O que compensa, ou não, em questão de materiais, importar?

 

Hoje no Maranhão temos um vasto mercado de mobiliário para fabricação personalizada ou modulada. Procuro sempre fazer parceria com empresas que me permitem realizar o sonho do cliente e oferecer os melhores acabamentos, no que se trata de sistemas, revestimentos e personalização, contando com a fabricação local que é um grande facilitador para o meu trabalho.

6. O que frustra e te estimula na sua profissão?

 

A maior frustração em minha profissão é o curso não ter nenhuma regulamentação aprovada, o que cria dentro do mercado uma dificuldade em desenvolvermos livremente nossa profissão, principalmente se tratando de uma graduação como o Desenho Industrial, que engloba uma gama enorme de possibilidades e com conhecimento adquirido em cinco anos de formação, assim como os demais cursos como arquitetura. E o estímulo é a satisfação e reconhecimento do cliente com o resultado final do trabalho.

7. O que todo mundo pensa quando você diz que é arquiteto, mas não é verdade?

 

Realmente há por parte dos clientes uma grande confusão referente às duas profissões, designer e arquitetos, mas sempre procuro deixar bem claro minha formação e mostrar a importância dos dois profissionais, que na maioria das vezes se complementam.

8. Qual foi o último filme/livro que assistiu/leu?

 

Vende-se Design 2ª.

9. Você é a favor da reserva técnica?

 

Sim, acredito que a reserva é o reconhecimento da empresa pela parceria e fidelidade que criamos, indicando e confiando nosso trabalho àquele lugar e fazendo todo acompanhamento juntamente com o cliente. Sou contra profissionais que usam a empresa, favorecendo-se dos projetos feitos pela mesma, sem nenhuma participação direta e ainda assim se considerando merecedor de tal retorno.

Perguntas e respostas:

1. Niemeyer ou Lúcio Costa? Niemeyer.

2. Pudim de leite ou mousse de chocolate? Mousse de chocolate.

3. E o vento levou ou Dançando na Chuva? E o vento levou.

4. Chico Buarque ou Elis Regina? Elis Regina.

5. Sushi ou pizza? Sushi.

6. Atari ou Playstation? Playstation.

7. Clarice Lispector ou Caio F. Abreu? Clarisse Lispector.

8. Gato ou cachorro? Cachorro.

9. Android x iOS? Android.

10. Paris ou Milão? Milão.

perfil-apartamento-maranhense-tem-tematica-clean-e-ambientes-integrados

 (/)

Aline Vale é formada em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 2005. Trabalha na área há nove anos, com foco em design de interiores e desenvolvimento de projetos nas áreas residenciais e comerciais. Possui projetos idealizados e executados nas cidades de São Luís e Rio de Janeiro.

Contatos:

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s