Apartamento garden de 100 m² mescla materiais para criar um ar industrial
Com jardim vertical na parte externa, o projeto dos escritórios Nati Minas & Studio e Flipê Arquitetura utiliza branco, preto, cinza e caramelo no décor
No térreo de um prédio moderno em uma rua sem saída no centro do Itaim Bibi (SP) está este apartamento garden de 100 m² assinado pelos escritórios Nati Minas & Studio e Flipê Arquitetura. Lar de um jovem casal que busca praticidade e integração no seu dia a dia, o projeto visa mesclar as áreas de trabalho com as áreas sociais, fazendo a rotina de cozinha e estar funcionarem juntas, já que é a dinâmica de vida do casal.
O projeto tem traços limpos, funções definidas sem repetição e uso de diferentes materialidades. Preza pelo fundo branco mimetizado para dar leveza ao todo e pela cor nos detalhes que devem se destacar, como o requadro da cozinha e a escada.
O jardim vertical veste toda a área social por meio da permeabilidade dos grandes caixilhos. O pavimento térreo abriga as funções da casa e o pavimento superior a suíte master.
Toda a área social se resume a um mesmo bloco, onde mesa de jantar, ilha da cozinha, estar e área externa funcionam de forma integrada e contínua, possibilitando o uso conjunto de todos os ambientes e funções em um mesmo local.
O estar se estende até a área externa, onde o casal recebe os amigos e prepara refeições na churrasqueira. O jardim possui bastante vegetação, tanto nas paredes quanto teto, para ambientar de forma confortável e natural o apartamento que em contraponto trabalha predominantemente os tons branco, preto, cinza e caramelo.
O piso monolítico traz uma base limpa e vira uma tela em branco para as demais informações que vem acima dele. O contraste entre marcenaria, serralheria e pedra é trabalhado para o equilíbrio do toque quente e frio, propagação e retenção acústica.
A estante metálica que nasce no térreo e sobe até o pé-direito duplo abriga a biblioteca de livros e objetos colecionados pelo casal, além de estruturar o primeiro lance de escadas em serralheria que traz leveza em seu traço.
A suíte master aproveita os espaços das extremidades para concentrar os armários do closet e a escrivaninha e deixar o centro livre. Onde é necessário guarda corpo para o mezanino, há armários baixos que também acomodam itens pessoais.
A cama desenhada em tapeçaria sob medida tem altura baixa e ocupa o quadrante logo ao lado dos caixilhos, com vista para as copas das árvores.
As cubas do banho master são esculpidas e desenhadas em ângulo e toda a marcenaria foi feita sob medida, criando uma caixa de concreto e sensação de continuidade e extensão.
Veja mais fotos na galeria abaixo: