Continua após publicidade

Apartamento feminino, clássico e com ateliê de costura

O apartamento novo, com projeto de Antônio Armando Araújo, marca uma nova fase para a moradora

Por Vanessa D'Amaro
Atualizado em 15 abr 2021, 14h54 - Publicado em 2 set 2019, 20h57
 (Mariana Orsi/Casa.com.br)
Continua após publicidade
Antônio Armando de Araujo – Jardim das Perdizes (2)
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Mudar é abrir-se para novos desejos. Quando a moradora deste apartamento contratou o escritório Antônio Armando de Araújo Arquitetura e Design, o pedido era claro: um apartamento que tivesse a sua cara já que todos os endereços antigos refletiam a personalidade da família. Era a primeira vez que esta senhora, na faixa dos 60, moraria sozinha já que sua filha acabara de casar-se. Desta vez, o apartamento tinha que ser feminino, clássico e com um espaço para um ateliê de costura, um trabalho que realiza para uma ONG. 

Antônio Armando de Araujo – Jardim das Perdizes (4)
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Como o apartamento de 160 m2 era recém-entregue pela construtora, não foi necessário mexer na estrutura, apenas no projeto de interiores. A luz natural, que é farta no endereço (o apartamento fica no Jardim das Perdizes, um condomínio de prédios na zona Oeste de São Paulo), ficou ainda mais evidente com os tons de branco das paredes e da marcenaria. Há algumas nuances de rosa salpicadas por todo o apartamento e um pouquinho de verde nas plantinhas. 

Antônio Armando de Araujo – Jardim das Perdizes (27)
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

A estrela da casa é o ateliê que ocupa um dos dormitórios. Os profissionais estudaram o layout e visitaram espaços de costura para poder criar um ambiente confortável para o trabalho. “O ateliê de costura era o nosso maior desafio, pois tínhamos que criar um ambiente agradável e funcional para que a moradora conseguisse desenvolver todas as peças de confecção dela”, comenta Antônio Armando. Através de um projeto de marcenaria, todos os materiais ficaram organizados. A bancada extensa facilita o trabalho com tecido e foi revestida especialmente de laca com toque de linho. 

Continua após a publicidade
Antônio Armando de Araujo – Jardim das Perdizes (6)
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Na sala de estar, um painel camufla a TV com portas de correr espelhadas. O sofá marca a divisão da área social, deixando a sala de jantar isolada do espaço de TV. A mesa de refeição e as cadeiras foram restauradas (eles já existiam no antigo apartamento da moradora), enquanto um armário foi desenhado para guardar as louças.

Antônio Armando de Araujo – Jardim das Perdizes (7)
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

A varanda possui uma churrasqueira – faz parte do projeto do prédio, mas como a moradora não tem intenção de usá-la com frequência o espaço tornou-se uma área externa confortável com poltronas de leitura, uma parede verde e horta de ervas aromáticas. 

Antônio Armando de Araujo – Jardim das Perdizes (13)
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

A cozinha total white chama a atenção pela marcenaria sob medida, com detalhes dos nichos rosa em laca. Como a moradora pediu uma bancada comprida para abrir massas, a solução foi criar uma península com pedra de granito branco. Na lavanderia, a máquina de lavar foi embutida na bancada de granito, deixando espaço para a passar roupas do outro lado. 

Antônio Armando de Araujo – Jardim das Perdizes (20)
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

A suíte master tem um pequeno closet bem na entrada do cômodo, todo em marcenaria branca, sob medida. Já o banheiro amplo da suíte, com duas cubas, acompanha os tons de branco do quarto.

Publicidade