Apartamento em tons terrosos claros tem painéis ripados como divisórias
O escritório CW Arquitetura e Interiores assina o projeto em Portugal com texturas naturais, tons de bege e madeira e móveis de design.
Depois de viver em uma casa com o estilo clássico português, a empresária brasileira, que vive entre São Paulo e Lisboa, queria algo diferente para suas temporadas na capital portuguesa: um lar mais contemporâneo, que pudesse servir para os encontros de férias com seu filho – que vive em Londres – e tivesse atmosfera acolhedora e uma estética refinada, que refletisse sua paixão por arte, design internacional e mobiliário assinado.
Para o projeto, mãe e filho contrataram a arquiteta Carol Wenke e seu sócio Luiz Felipe Feltrim, do escritório CW Arquitetura e Interiores, num modelo pouco utilizado no Brasil, mas comum em Portugal: o chaves-na-mão, em que os arquitetos executam toda a reforma e decoração e entregam o imóvel pronto para uso, o que inclui até mesmo alguns mantimentos básicos de cozinha e materiais de limpeza.
“Fizemos uma curadoria completa de arte, iluminação, fragrâncias e tecidos. Selecionamos móveis e objetos de design assinado por grandes nomes internacionais; garimpamos obras de arte contemporânea; encomendamos um enxoval em linho; desenhamos uma marcenaria exclusiva. Uma combinação que permitiu criar ambientes únicos e adaptados às necessidades dos proprietários” explica Carol.
Um dos destaques são os painéis ripados de madeira que separam os ambientes sociais: hall, estar e jantar, ora isolando, ora integrando todos os espaços.
Na decoração, a paleta de tons neutros e suaves foi complementada com materiais naturais, texturas diversas, um cuidadoso projeto de iluminação e o uso de aromas personalizados que criaram uma experiência sensorial única.
Para a área social, tapetes de tonalidades claras foram escolhidos para trazer uma sensação de leveza e amplitude. A combinação das tramas de sisal com o acabamento de microcimento nas paredes conferiu ao estar um toque despojado e contemporâneo e serviu como um complemento perfeito para os móveis de design clean e atemporal como o rack em laca verde fendi, as poltronas Gubi, no mesmo tom, e a mesa de centro (desenhada pela CW) que parece flutuar.
Na sala de jantar, a mesa na cor bordeaux traz personalidade e um toque de feminilidade ao ambiente, que ganhou ainda o conjunto de cadeiras da Maxalto em cor clara e tecido texturado e a luminária pendente Flamingo, da Vibia, que traz impacto visual ao projetar luzes e sombras através das portas ripadas de madeira.
Para a suíte principal, o uso do linho nas roupas de cama, cortinas e até na textura do papel de parede da Casamance trazem o ar acolhedor e elegante que o ambiente pede. Já o mobiliário escolhido traz sofisticação e identidade. Destaque para as mesas de cabeceira com curvas da Punt, a penteadeira da FRAU, que mistura madeira, couro caramelo e ferragens em dourado mate, e as luminárias Santa & Cole.
Já no quarto do filho, o design é jovial com o uso das mesas Sign (Lema), luminárias Lodes e espelho Adnet (Gubi). O escritório ganhou escrivaninha em carvalho francês desenhada pela CW, cadeira Herman Miller, luminária Kelvin Edge (Flos) e sofá-cama Maloy (Innovation Living), criando um espaço funcional que pode servir também como quarto de hóspedes.
Como desentupir vaso sanitário: 7 formas de resolver o problema
Apê com decoração clássica tem boiseries, cristaleira espelhada e lareira
Móveis em madeira maciça e tijolinhos dão toque rústico à apê leve e claro de 70 m²
Banheiro pequeno decorado traz soluções para otimizar o espaço com estilo
Plantas de ano novo: veja quais as espécies para incluir na casa em 2026





