Apartamento em Salvador tem varanda que se abre para o mar
Em Salvador, o arquiteto Marlon Gama abre as portas de seu sofisticado apartamento.
Por Texto Simone Serpa Fotos Marcos Lima
access_time
20 dez 2016, 15h45 - Publicado em 7 jun 2011, 13h51
O arquiteto Marlon Gama escolheu morar em um apartamento antigo, com uma varanda que se abre para o mar de Salvador. Na reforma do espaço, ampliou a área social e criou uma decoração contemporânea e cheia de personalidade. Aproveite para ver mais quatro jeitos modernos de usar os espelhos na decoração.
A proposta do projeto é contemporânea: integrar espaços, valorizar as áreas de convivência e adotar um mobiliário assinado. Mas Marlon Gama fez questão de pincelar os ambientes com pontos de luxo clássico, como gosta de dizer: selecionou materiais nobres, como o mármore, instalou boiserie nas paredes e apoiou no piso um espelho com moldura dourada. Assim a morada passou a refletir o jeito do morador. “Quis compor ambientes sofisticados para abrigar os objetos e as obras de arte que reuni ao longo do tempo”, conta. Jogar com a textura dos materiais é uma das marcas do trabalho de Marlon e, em seu apartamento, as combinações de revestimentos se revelam especialmente ricas. Um exemplo disso está na cozinha, aberta para a área social: no ambiente, um painel de madeira empresta seu calor às pastilhas de vidro do piso e ao balcão de granito – ambos pretos. Essa cor, por sinal, se repete em outros espaços e parece resumir o estilo que o arquiteto desejava imprimir à decoração. “O preto é chique. Moderno e clássico ao mesmo tempo.”
-
1.
zoom_out_map
1/9
No lugar do home theater, havia um quarto. Demolida a parede, o ambiente se abriu para a sala. O arquiteto preferiu ter duas chaises (da italiana Living Divani), em vez de um sofá, privilegiando o conforto. Os eletrônicos ficam na estante alta, de fácil acesso.
-
2.
zoom_out_map
2/9
A varanda, bem ao lado do home theater, ganhou uma parede verde.
-
3.
zoom_out_map
3/9
O arquiteto Marlon Gama, autor do projeto e morador do apartamento.
-
4.
zoom_out_map
4/9
Note o contraste entre o sofá de linhas retas (Living Divani) e a cadeira de estilo Luís 15, herdada de família e que foi ebanizada. A mesa de centro (Básica Home) sugere ser feita de módulos, mas é inteiriça, de pau-ferro, madeira de veios bem marcados, assim como o mármore sunny white do piso (Pavimenti).
-
5.
zoom_out_map
5/9
Dos riscos acinzentados do mármore sunny White saíram as tonalidades das paredes, realçadas pela boiserie.
-
6.
zoom_out_map
6/9
O espelho de moldura dourada (Armazém de Época) fica recostado na parede: "É um jeito pouco convencional de usar a peça, o que mostra atitude", diz Marlon. Esse elemento clássico faz o contraponto às obras contemporâneas, como a escultura de Ricardo Teixeira. Mesa de jantar laqueada (Wood Design) rodeada de cadeiras Milano (Home Design Casual).
-
7.
zoom_out_map
7/9
A cozinha, de 3 x 5 m, dispõe de uma ilha central, que concentra pia, fogão e o balcão de refeições de granito preto, no qual Marlon gosta de reunir os amigos. No piso, as pastilhas de vidro de 3 x 3 cm (Pavimenti) demarcam a área do ambiente.
-
8.
zoom_out_map
8/9
O lavabo tem como atração principal o espelho veneziano (Sônia Antiguidades), instalado sobre a placa de espelho acima da bancada. O recurso dá a ilusão de que a peça antiga está flutuando. Repare ainda como o papel de parede listrado alonga o ambiente.
-
9.
zoom_out_map
9/9
Em vez de cabeceira, a cama é arrematada por um painel de espelho dividido em três partes. O arquiteto se valeu de faixas de parede para emoldurar as placas. Dessa forma, o reflexo do ambiente se fragmenta e assume o aspecto de um tríptico. A combinação sóbria de tons define o estilo do quarto do arquiteto. No tecido da poltrona (Básica Home) e na roupa de cama, o preto se soma a nuances na gama dos marrons e dos beges. As arandelas de cristal Baccarat, Marlon comprou em Paris.