Continua após publicidade

Apartamento de 70 m² ganha espaço ao trocar paredes por móveis multiúso

A alvenaria entre sala e cozinha veio abaixo e virou um painel de TV de um lado e muitos armários e bancada de refeições do outro. Entre os quartos, outra parede virou um guarda-roupa que serve aos dois ambientes

Por Nádia Sayuri Kaku
Atualizado em 19 jan 2017, 14h16 - Publicado em 15 jan 2016, 19h22
apartamento-de-70-m2-ganha-espaco-ao-trocar-paredes-por-moveis-multiuso (12)
 (/)
Continua após publicidade
apartamento-de-70-m2-ganha-espaco-ao-trocar-paredes-por-moveis-multiuso (12)

A história deste apartamento começa com um casal que queria mudar de ares após a aposentadoria: almejando uma melhor qualidade de vida, eles adquiriram um imóvel na praia de Itararé, em São Vicente (SP) para receber amigos e família. Com 70 m², o apê tinha uma vista privilegiada para a praia, mas o layout atrapalhava a circulação e deixava os ambientes pesados. Foi então que os arquitetos Paulo Cuconati e Gabriela Kleber, do escritório PAGAMA arquitetura, entraram em cena: eles decidiram substituir paredes por móveis multifuncionais de marcenaria que ecomizam espaço. Ou seja, a alvenaria entre sala e cozinha veio abaixo e virou um painel de TV de um lado e muitos armários e bancada de refeições do outro. Entre os quartos, outra parede virou um guarda-roupa que serve aos dois ambientes. E tudo em tons cleans, linhas retas e sem puxadores – cores mais vivas aparecem só em detalhes pontuais de decoração.

O piso de porcelanato é único em todo o apartamento, o que contribui para a integração dos cômodos, além de ser de fácil manutenção. A pintura com cor off-white e o forro branco com tabica ajudam na sensação de maior amplitude. A varanda gourmet serve também de sala de jantar, o que liberou espaço na sala de estar e na cozinha. Aliás, na parte externa, outro truque de decoração se destaca: para esconder o maquinário do ar condicionado, a dupla de arquitetos criou um painel canaletado que parece um biombo. Articulado por dobradiças, ele pode ser aberto facilmente para manutenção do equipamento e ainda ser usado para decoração com paisagismo de vasos pendurados.

 

Duas paredes a menos

Na planta abaixo é possível ver as duas paredes que foram substituídas por marcenaria. Na ponta da varanda, a tubulação do ar condicionado foi escondida por um biombo de madeira.

Continua após a publicidade
PLANTA-INTERVENÇÃO-FORTE

 

Projeto de reforma, interiores, luminotécnico e decoração: PAGAMA arquitetura (Arquitetos Paulo Cuconati e Gabriela Kleber). Marcenaria: Marcenaria Oriol. Execução: Ebenézer Construções e Reformas. Revestimentos: Spazio Glass, MC tintas e Defaccio. Vidros: Nalu Vidros. Pedras: Marmoraria Eldorado. Louças e Metais: Obra Fácil. Ar Condicionado: Techno Frio. Iluminação: Andra. Mobiliário: Casa Cenário, Etna e Tok Stok. Decoração: Etna, Tok Stok, Marflex e Fahrer Design.

Publicidade