Apartamento de 67 m² une memória afetiva, design e funcionalidade

Proposta da Degradê Arquitetura foi atualizar espaço às necessidades da proprietária sem que ele perdesse sua essência

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 dez 2024, 11h32 - Publicado em 26 dez 2024, 19h00
Reforma de apartamento de 67 m² une memória afetiva, design e funcionalidade. Projeto de Degradê Arquitetura. Living.
 (Julia Novoa/Divulgação)
Continua após publicidade

A reforma de um apartamento de 67 m² dos anos 1970 em São Paulo, realizada pelo escritório Degradê Arquitetura, propôs unir as necessidades atuais da proprietária, que usa o local para reunir amigos quando está na cidade, às memórias afetivas do local, que foi a residência de infância dela.

Algumas das principais intervenções foram a integração da sala e cozinha, a criação de um lavabo central e a transformação de um dormitório em sala de TV. O desafio estrutural de deslocamento de esgoto para viabilizar o novo lavabo foi solucionado com um degrau estrategicamente planejado.

Reforma de apartamento de 67 m² une memória afetiva, design e funcionalidade. Projeto de Degradê Arquitetura. Living e cozinha.
(Julia Novoa/Divulgação)

Materiais e acabamentos desempenharam um papel fundamental na identidade do projeto. Os tons bege e off-white predominam, em harmonia com detalhes madeirados e o porcelanato fornecido pela Marmoraria Dipietra. A marcenaria sob medida, executada pela Marcenaria Voo Livre, adicionou funcionalidade e um toque de exclusividade, como o painel ondulado em laca nude que conecta a sala, cozinha e corredor.

Reforma de apartamento de 67 m² une memória afetiva, design e funcionalidade. Projeto de Degradê Arquitetura. Living com TV.
(Julia Novoa/Divulgação)
Continua após a publicidade

No hall de entrada, a escolha da cor verde, um pedido especial da cliente, faz com que o ambiente se destaque. Já a cozinha e área de serviço foram unificadas com bancadas contínuas em Corian bege, fornecidas pelo Studio Vitty, maximizando a área útil e criando um fluxo otimizado.

Reforma de apartamento de 67 m² une memória afetiva, design e funcionalidade. Projeto de Degradê Arquitetura. Vista do living para cozinha e hall verde.
(Julia Novoa/Divulgação)

O design atemporal e confortável também marca presença na decoração, com peças assinadas como a poltrona Olivia, do Estúdio Nok Nok, e a mesa de centro Sorrento, do Estúdio Vira. Nos quartos, a iluminação em LED embutida nas cabeceiras e o uso de espelhos nas portas dos armários ampliam a percepção de espaço.

Continua após a publicidade
Reforma de apartamento de 67 m² une memória afetiva, design e funcionalidade. Projeto de Degradê Arquitetura. Quarto.
(Julia Novoa/Divulgação)

O projeto também considerou a sustentabilidade e incluiu soluções como o sistema de ar-condicionado inverter, que garante economia energética de até 40%, e a iluminação 100% em LED, fornecida pela Yamamura.

Reforma de apartamento de 67 m² une memória afetiva, design e funcionalidade. Projeto de Degradê Arquitetura. Living.
(Julia Novoa/Divulgação)
Continua após a publicidade

Veja mais fotos na galeria abaixo!

Publicidade