Apartamento de 40m² com uma janela e ambientes separados por degraus

Com uma só janela, os arquitetos aboliram as portas desse apartamento de 40m² em Shangai para iluminar todos os ambientes, separados apenas por revestimentos

Por Redação Atualizado em 30 nov 2016, 00h51 - Publicado em 22 jul 2016, 16h09

Longo e estreito, esse apartamento em Shangai não tem mais que 40m² e apenas uma janela. De acordo com contas feitas pelos arquitetos, do Atelier Mearc, de uma parede à outra os moradores precisariam caminhar por apenas 12 segundos. Então, para trazer graça e movimento ao espaço retilíneo, eles lançaram mão de varias soluções de design.

vista-da-entrada-cozinha-branca-e-cinza-luminaria-de-livro

A primeira foi abolir paredes e portas comuns para permitir que a luz natural invadisse todos os ambientes. A principal divisão dos espaços se tornou o revestimento e diferenças de altura no piso e no teto. O banheiro, diferenciado, é separado por uma parede envidraçada.

divisao-de-vidro-entre-banheiro-e-cozinha

Amadeirada e pequenina, a entrada é um pouco elevada em relação à cozinha. Dela já é possível ver a janela, na parede sul, e a vista composta por diversas árvores. O segundo ambiente é o mais baixo, em uma paleta de cores frias focada no branco e cinza. Ele integra cozinha e sala de jantar, com uma grande mesa e uma luminária que lembra um livro se abrindo.

cozinha-completa-cinza-e-branca

Mais um degrau eleva o espaço do quarto, também na madeira clara que traz calor e aconchego. É esse ambiente que dá acesso à varanda, com um pequeno balcão escrivaninha, e a janela, feita de várias folhas dobráveis para poder ser completamente aberta.

parede-de-madeira-separada-varanda-branca
Continua após a publicidade

A opção de não ter uma sala de estar autônoma, e sim uma TV no quarto, garantiu maior metragem para os outros ambientes — e também permitiu que o banheiro, próximo à entrada, ganhasse chuveiro e banheira.

quarto-estante-madeira-colchao-no-chao

Os móveis comuns foram deixados de lado por opções arquitetônicas, como diversos espaços de armazenamento embutidos e escondidos pelas paredes.  Assim também é a estante e a cama, com um colchão direto no piso.

espaços-para-guardar-secretos-abertos

O resultado foi um apartamento bem iluminado cuja metragem enxuta não atrapalhou em nada. Na verdade, até ajudou, colaborando para a criação de uma casa única!

quarto-de-madeira-tv-colchao-no-chao mesa-branca-estante-luminaria-de-livro cozinha-branca-e-cinza-estante-luminaria-de-livro-quarto
Continua após a publicidade

Publicidade