Apartamento compacto de 24 m² com o essencial para um morador

Reformado pelo Casa 100 Arquitetura, o imóvel esbanja luz natural pelos ambientes

Por Redação Atualizado em 17 fev 2020, 16h02 - Publicado em 24 jun 2019, 22h24
André Mortatti/Casa.com.br

As cores claras, a marcenaria minimalista e os acabamentos práticos são os ingredientes perfeitos para fazer o espaço render neste apartamento de metragem enxutíssima: são apenas 24 m².

André Mortatti/Casa.com.br

O morador queria um apê confortável para pernoite em São Paulo já que visita a capital paulista uma vez por semana, mas habita no Rio de Janeiro. Assim, o escritório Casa 100 Arquitetura foi convocado para deixar os ambientes mais acolhedores neste estúdio no bairro de Perdizes. A primeira medida foi acabar com as paredes. Assim, a luz natural do terraço percorre todos os ambientes – incluindo o banheiro que fica reservado apenas por um vidro pontilhado.

André Mortatti/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Para baratear o custo com o imóvel, o morador pediu materiais simples e práticos como o cimento queimado dos pisos e os ladrilhos hidráulicos na cozinha. Os armários são todos em MDF com destaque para chapas metálicas perfuradas que revelam os interiores das prateleiras, enquanto separam o ambiente. Na mesma parede, uma bancada abriga cooktop, pia, microondas e painel de TV formando todo o aparato necessário para o único morador.

André Mortatti/Casa.com.br

Repare que um quadro do artista Tito Ferrara dá bossa ao décor neutro adotado por toda a área. Para arrematar, a iluminação é feita com eletrocalha aparente pintada de preto e spots de sobrepor em alguns pontos – reforçando a atmosfera urbana e descolada do espaço.

Continua após a publicidade

Publicidade