Apartamento colorido de 65 m² é cheio de referências ao pop art
Figuras geométricas e cores nas superfícies pontuam todo o projeto assinado por Gabrielle Viana e Karine Freire, do escritório Pistache Arquitetura
“Quero minha personalidade em cada canto da minha casa”. Essa foi a frase que a cliente disse às arquitetas Gabrielle Viana e Karine Freire, do escritório Pistache Arquitetura, antes da dupla encarar o desafio de transformar o imóvel de 65 m², no Rio de Janeiro, em uma espécie de santuário da moradora.
Para criar espaços multitemáticos, trazer um toque de exclusividade e uma história em cada ambiente, as arquitetas exploraram diversas cores e texturas no projeto.
“A cliente nos solicitou um apartamento em que fosse explorado em cada ambiente uma personalidade e um tema, com o uso de cores, e que fosse um espaço convidativo para receber família, além de ser muito aconchegante”, explica Karine.
A paleta de cores foi norteada pelo gosto da cliente para cada um dos espaços. “Ela nos deixou à vontade para criar os ambientes e dar asas à criatividade”, pontua Gabrielle.
No escritório, que também atua como quarto de hóspedes, por exemplo, a moradora pediu que o décor fizesse referência às viagens a Nova York, nos EUA. Para isso, as arquitetas criaram uma estante que mescla madeira e serralheria preta e, para a bancada de trabalho, uma marcenaria cinza cria um tom sóbrio e urbano como base.
Aqui, as cores são mais usadas de forma pontual, como nas almofadas, manta e telas, deixando o espaço confortável visualmente para as atividades do dia a dia.
Na banheiro, a pegada é outra: tons mais vibrantes e fortes fazem referência ao pop arte, manifesto artístico que tem como base o uso de figuras geométricas e cores, além de outras características. Os metais pretos dão sensação de unidade com o escritório.
A sala de estar possui uma paleta mais quente, com tons terrosos que remetem à natureza.
A cozinha, integrada à sala, ganhou uma marcenaria verde. Esses dois ambientes, em conjunto, expressam um pouco da personalidade da moradora: uma pessoa acolhedora, amiga e receptiva.
Já a suíte possui um ar mais zen e reflexivo. O uso do rosa claro trouxe feminilidade ao espaço e a palha natural aqueceu e trouxe textura. O banheiro da suíte remete à um spa com cores que trazem calmaria.
Veja mais fotos!