Casa Created with Sketch.

Apartamento de apenas 25 m² é minimalista e funcional

Com uma "ochova", o espaço tem uma vista panorâmica sobre o exterior, o que permite a entrada de luz natural abundante

 (Fernando Schapochnik/ArchDaily)

Localizado no bairro de Chacarita, em Buenos Aires (Argentina), este apartamento de apenas 25 é o produto residual da fragmentação de uma propriedade construída ali nos anos 1950. 

Com uma “ochava” no primeiro andar (como uma “esquina” no prédio), o lar é aberto para o exterior. Esses fatores, somados à vontade dos moradores de habitar um espaço luminoso e flexível, determinam a estratégia do projeto do escritório IR Arquitectura.

 (Fernando Schapochnik/ArchDaily)

A demolição dos poucos elementos permitiu a integração irrestrita do espaço, com exceção de um pequeno banheiro que fica embutido no armário. A abertura completa da parede que formava a “ochava” permitiu a expansão visual e funcional dos ambientes. 

Além disso, a incorporação de um anexo espaçado oferece uma nova forma de viver o apartamento, capaz de expandir seu uso no verão e contraí-lo no inverno. Pela sua geometria e textura, o  espaço vai assumir a responsabilidade de zelar pela privacidade do lar.

 (Fernando Schapochnik/ArchDaily)

Nas duas paredes restantes, um móvel funcional abriga uma pequena cozinha, frigorífico, máquina de lavar e bastante espaço de armazenamento. No interior fica o banheiro. À sua diagonal, organizam-se a cama e o espaço de home office, que se integram ao ambiente através de uma biblioteca.

Confira mais fotos do projeto na galeria abaixo:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.