Apartamento de 110 m² destaca parede de brick e materiais naturais
O projeto do escritório Martins Galera Arquitetura focou nas áreas de convivência, criando uma varanda aconchegante e também uma adega.
A decoração do primeiro lar de uma família composta por um jovem casal com filho pequeno foi confiada ao escritório Martins Galera Arquitetura.
O objetivo era transformar o apartamento de 110 m², na Vila Madalena, São Paulo, em um espaço que refletisse a personalidade da família. E alguns desejos específicos não podiam ser deixados de lado: o casal sonhava com uma varanda que trouxesse a sensação de espaço ao ar livre, perfeito para receber amigos; outro pedido era uma adega para abrigar a coleção do morador, que trabalha no ramo.
Para atender aos desejos do casal, o caixilho que dividia a sala foi substituído por brises de madeira. Também investiram em uma parede de brick, tons sóbrios e materiais naturais como madeira, cimento queimado, pedra, palhinha e couro – que garantem conforto visual para o projeto.
“Apaixonados pela praia, o projeto foi inspirado nessa temática. Eles queriam que o apartamento na cidade fosse uma combinação sutil entre conceitos urbanos e litorâneos”, explicam os arquitetos responsáveis.
Assim, a integração da sala com o terraço foi uma das premissas, que ganhou um espaço para churrasco, mantendo a sensação de quintal, sem destoar dos demais ambientes.
“Substituímos o caixilho existente por uma porta mais leve, que, quando aberta, fica oculta pelo brise de madeira. Isso, juntamente com a repetição dos acabamentos, enfatiza a harmonia entre os espaços”, explicam.
A varanda generosa integrada à sala e cozinha possui ampla mesa de jantar com cadeiras com encosto de palhinha. Um lavabo delimita a área social.
Três dormitórios – suíte, quarto do filho e escritório – compõem a área íntima. Um dos desafios do projeto foi encontrar soluções de armazenamento, pois os quartos têm espaço limitado. Armazenamentos na área social, como um roupeiro no ripado do corredor e uma sapateira no hall de entrada, foram as respostas.
“Buscamos sempre propor soluções luminotécnicas que permitam a criação de diversos ambientes. Além da iluminação difusa geral, criamos pontos focais que destacam elementos que refletem a personalidade dos moradores. A adega, a parede de pedra e o quadro com referência ao mar foram os destaques aqui”, concluem os arquitetos.
Veja mais fotos abaixo: