Adega funciona como divisória entre living e jantar em apartamento de 280 m²
Projeto do escritório DB Arquitetos aposta em design moderno e mobiliário brasileiro

Um casal que morava em São Paulo procurou o arquiteto David Bastos, do escritório DB Arquitetos, para dar vida ao projeto do novo apartamento de 280 m², localizado em Alphaville, na cidade de Barueri (SP).
Para marcar a nova fase da família, formada pelo casal e seus dois filhos, os futuros moradores desejavam um apartamento eclético e com cara de casa, o que exigiu uma reforma completa assim que as chaves do novo imóvel foram entregues pela construtora.

Os caixilhos foram todos retirados para que o living fosse integrado à varanda, que foi fechada com vidro e passou a abrigar a nova área de jantar.

Além disso, a cozinha original foi desmembrada em duas: uma para uso no dia a dia e, outra, de apoio, conectadas entre si e ao espaço gourmet instalado em frente à mesa de jantar, formando um extenso “corredor gastronômico”.
O living, por sua vez, abriga a adega climatizada, outro pedido do casal. Em aço inox e vidro, com capacidade para armazenar 700 garrafas, ela funciona como uma grande divisória entre o living e a sala de jantar.

A ambientação dos espaços é composta de cores neutras e suaves, com toques de dourado, cinza, caramelo, preto e vinho, que compõem uma paleta sóbria e, ao mesmo tempo, calma e acolhedora.
“Estudamos alguns hotéis e restaurantes fora do Brasil, principalmente parisienses e nova iorquinos, selecionamos algumas peças icônicas do mobiliário brasileiro moderno e mesclamos com móveis contemporâneos europeus e obras de arte modernas”, explica o arquiteto David Bastos.

Assim, na sala de jantar destacam-se as cadeiras Oscar (de Sergio Rodrigues) e, na sala de TV, a poltrona Jangada (de Jean Gillon). Os protagonistas da área social, no entanto, são os móveis europeus com design assinado, como o sofá curvo de Massimo Castagna (da Galloti & Radice), a poltrona de pêlo de Paola Navone e as poltronas em couro caramelo de Piero Lissoni para a Baxter, além da cadeira de escritório de Vico Magistretti para a De Padova, do lustre da mesa de jantar, por Ronan e Erwan Bourollec para a Moooi, e da luminária de piso assinada por Rick Tegelaar, também para a marca holandesa.

As peças são complementadas pelo grande tapete com formato orgânico que integra as áreas de estar e a sala de TV e pelas obras de arte exibidas no apartamento. Entre elas, chamam a atenção a escultura de parede branca, do artista Emanuel Araújo, e o quadro em tons de preto e verde acima do sofá da sala de TV, de Rodrigo Andrade.
“Nosso maior desafio neste trabalho foi conciliar diferentes estilos de decoração, com presença marcante de painéis de parede que lembram boiseries, resultando em um projeto visualmente leve, com personalidade e cara de casa”, conclui o arquiteto.
Veja mais fotos na galeria!





