5 dicas fáceis para renovar a sua casa

Esqueça o quebra-quebra ou grandes gastos: apenas com a tinta esmalte certa já é possível dar cara nova a móveis, janelas e acessórios

Por Abril Branded Content Atualizado em 20 jan 2017, 15h57 - Publicado em 22 nov 2016, 12h30
Casa renovada

A diferença mora nos detalhes. Principalmente quando o assunto é decoração. Mudar a cor de um móvel, deixar as portas e as janelas branquinhas ou repintar os vasos de metal da varanda já é o suficiente para deixar sua casa mais estilosa e com um quê de novidade. E o melhor: sem quebrar nada ou gastar uma fortuna. Tudo o que vai precisar é de pincéis, alguns materiais simples e, claro, as tintas certas. Pronta para começar? 

1. Janelas e portas parecendo novinhas

Na hora de dar uma repaginada na casa, as paredes são as primeiras a ganhar cor e textura. Mas dar atenção a portas e janelas também pode fazer muita diferença – especialmente as brancas, que, com o tempo, costumam ficar amareladas. O segredo é repintá-las, só que com o produto certo. O indicado nesse caso são tintas esmalte, que mantêm a cor por mais tempo. A Coral, por exemplo, tem o Coralit Zero, que é recomendado para madeira e metal e traz exatamente o diferencial de manter o branco por muito mais tempo. Além disso, o produto é à base d’água, possui secagem rápida e não tem cheiro, ou seja, perfeito para uma “reforma” expressa, sem que os moradores precisem sair de casa.

Dica  Na hora de pintar, o ideal é lixar antes toda a peça para tirar impurezas. “Fazer isso também serve para deixar a superfície mais porosa e, assim, absorver e aderir melhor a tinta. Para garantir maior durabilidade da pintura, invista também em um primer antes de pintar”, explica a arquiteta Beatriz Higa. A Coral possui o fundo preparador Coralit Zero, que deve ser usado no caso da repintura em cima do esmalte sintético.

portas e janelas brancas

2. Móveis cheios de cor

Já parou para pensar em como ficaria linda a sua sala se aquela mesa de centro tivesse uma outra cor? O quarto também poderia ganhar personalidade e um ar de aconchego com a cama e o criado-mudo coloridos. “Com uma nova pintura, conseguimos trazer diferentes estilos e sensações ao mesmo ambiente”, destaca Beatriz. A aposta da arquiteta é o azul. Versátil, ele garante diversos efeitos: o mais clarinho é perfeito para relaxar, já o turquesa tira a mesa da mesmice rapidinho. A escolha do tom vai do que você espera para cada cômodo. O esmalte Coralit Zero está disponível em mais de 2.000 cores,  nos acabamentos brilhante e acetinado.

Dica  Para manter a cor sempre viva em superfícies em que o atrito é grande, como as mesas, coloque um tampo de vidro por cima para proteger a pintura. 

Móveis coloridos

Veja como fazer neste passo a passo:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Rdhe3H7aVvI%5D

Continua após a publicidade

3. Metal não precisa ser sempre cinza

Brincar com as cores no quarto das crianças é uma ótima saída para deixar o ambiente mais alegre. Uma forma diferente de fazer isso é colorir as grades de segurança das janelas. Para não errar, invista em tons complementares: se a parede for azul, por exemplo, pinte a grade de laranja. Para essa tarefa, também é importante escolher o produto certo, que resista bem à exposição ao ambiente externo e não tenha cheiro, como o Coralit Zero. O produto da Coral é o ideal para peças de metal e pode ser aplicado sobre alumínio galvanizado, o que torna o trabalho de pintura ainda mais prático.

Dica  Para portões, a recomendação de Beatriz Higa é optar por tons neutros. Eles trazem mais elegância e sobriedade à fachada da casa. 

Metal cheio de cor

4. Quarto mais amplo

Se o armário de madeira está com uma carinha de antigo ou faz o quarto parecer apertado, uma solução rápida e econômica é pintá-lo. Tons claros sempre trazem a sensação de amplitude e limpeza – caso seja isso que você busca para o cômodo, não pense duas vezes em apostar em um esmalte de cor bem suave. E vale reforçar: você passa muitas horas no quarto, portanto opte por um produto que seque rapidamente e não deixe cheiro. A mesma estratégia para ampliar o espaço pode ser usada também nas janelas: quanto mais claras, mas leveza trarão ao ambiente.

Dica – É possível escolher entre pintar o móvel por completo ou somente o lado de fora. “Em ambos os casos, proteja com fitas as partes que não vão receber a pintura e respeite as instruções da tinta e a quantidade de demãos necessárias”, sugere a arquiteta Beatriz.  

Armário branco

5. Destaque para o verde

Nada como plantas e folhas para trazer um pouco de vida para dentro de casa. Para deixá-las em destaque, você pode personalizar os vasos de metal, deixando-os coloridos e cheios de estilo. Faça assim: escolha alguns recipientes de alumínio – podem ser de formas variadas, fica mais moderno – e lixe-os bem a fim de preparar a superfície para receber a pintura. Remova o pó com um pano úmido em água, depois é só pintar com o esmalte da cor que quiser, e pronto.

Dica  Quer ir mais longe? A arquiteta dá uma sugestão: “Para um efeito mais divertido, após pintar o vaso, faça formas geométricas com a ajuda de fitas adesivas. Pinte a área vazada e, depois de seca, tire a fita”.

Vasos personalizados
Continua após a publicidade

Publicidade