18 sobrados com boas ideias de decoração

É difícil resistir a um charmoso sobrado, principalmente depois de uma decoração repleta de boas ideias.

Por Luciana Andrade Atualizado em 15 dez 2016, 11h25 - Publicado em 18 dez 2015, 12h54

As histórias têm algo em comum. Pessoas em busca de uma casa para viver se encantam perdidamente por um sobradinho, fazem de tudo para chamá-lo de seu e depois procuram deixar o imóvel o mais charmoso possível. Tudo sem descaracterizar a construção, mas com intervenções no sentido de deixar os espaços mais amplos e integrados. Dessas histórias repletas de afeto, só poderiam sair boas ideias de decoração, que você conhece agora.

01-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

A arquiteta Claudia Pecego, autora do projeto, captou o amarelo nos detalhes do piso original e com ele tingiu a estante da TV, que aproveita o contorno do espaço. A peça com acabamento gofratto (Real Design) não é o único item colorido: também há um pufe da Conceito Firma Casa e a manta sobre o futon, da Futon & Home.

02-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

Ainda neste sobrado, a estrutura metálica permite que as portas de vidro substituam as paredes, facilitando a entrada de luz no corredor lateral. O piso externo de cimento fica no mesmo nível, delimitado pelas faixas de pedriscos para drenagem. 

03-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

A reforma deste sobrado foi conduzida pela própria moradora, a designer Ana Maria Mouawad Queiroga, que substituiu o piso frio por tacões de ipê e descascou a parede da sala para expor os tijolos dos anos 1960. 

04-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

Outra boa solução foi abrir as janelas e substituí-las em portas envidraçadas, que dão para o jardim. Em torno da mesa Tulipa, as cadeiras são variadas, garimpadas na Tok&Stok, na Desmobilia ou assinadas por Fernando Jaeger.

05-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

Neste sobrado charmoso para um jovem casal e seus cachorros, quase todas as paredes vieram abaixo para integrar os ambientes e deixar o térreo bem espaçoso. Móveis sob medida se adaptam às funções e necessidades dos moradores, que também inserem toques de cor nos objetos.

06-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

Na suíte, a ventilação natural é um destaque, adentrando os janelões que contornam o espaço. As cores são clarinhas e neutras, para que o verde das plantas sobressaia. Um gaveteiro baixo com acabamento de poliuretano (Marcenaria Officine Interiores) fica sob a janela e gera espaço extra para roupas e sapatos.

07-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

Este sobrado carioca data de 1920 e teve sua entrada original mantida.

08-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

A arquiteta Renata Bartolomeu, que teve a colaboração do arquiteto Pedro Évora na fase inicial do projeto, apostou em ladrilhos hidráulicos para criar um ar retrô. Paredes foram abaixo para descompartimentar os ambientes no térreo. As cadeiras foram garimpadas na Rua do Lavradio, no Rio, e a cristaleira veio com a casa, também repaginada com pintura vermelha. A mesa (Velho Brasil) é de madeira rústica, assim como os armários (Carpintaria e Marcenaria Santa Luzia).

09-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

Continua após a publicidade

Thais Aquino e Luis Bernardini assinam o projeto e moram neste sobrado de enxutos 100m². O piso é de uma madeira clara e resistente, chamada pequiá (Zanchet), com detalhes de Tecnocimento (nS brazil, instalado pela Pac Revest). O guarda-corpo original foi repintado.

10-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

Os designers de interiores Antonia Mendes e Ricardo Umada, do escritório Caza Narciso, repaginaram o sobrado dos anos 1980 sem que a família precisasse se mudar. As intervenções levaram apenas três meses.

11-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

O papel vinílico estampado (Toca Decorações) veste toda a parede principal da sala e prossegue no teto. Repare que o forro foi afastado, deixando uma fresta de 40 cm. Ali, foram embutidas quatro réguas de alumínio  com lâmpadas incandescentes.

12-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

Os arquitetos Marina Mange Grinover e Sergio Kipnis multiplicaram o espaço do lote, de apenas 5 x 30 m, ao criar este amplo sobrado. No térreo, o concreto usinado é aplicado ao piso (Concremix). O material é o mesmo utilizado no chão dos postos de gasolina. A escada de madeira (MarbroTec) é revestida de tauari – a porta esconde um lavabo e um depósito sob os degraus.

13-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

Gil Mello reformou este sobradinho charmoso em São Paulo, instalado em um lote de 6 x 25 m. Copa e cozinha ficaram maiores que a sala e são voltadas ao pátio. Na Almudena, foram projetados os armários de laminado melamínico. Tijolos, esquadrias em madeira e outros detalhes deixam o espaço com ainda mais cara de casa.

14-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

A escada possui estrutura de ferro (Águia Serralheria) e degraus em madeira cumaru, abrigando um pequeno jardim. 

15-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

Os arquitetos Arthur Falcão, João Duayer e Tiago Tavares assessoraram a reforma deste sobrado carioca de 1913, preservando o piso de pinho-de-figa, as esquadrias e a escada em madeira. O espaço no térreo cresceu e clareou quando as paredes foram retiradas. Móveis retos e arredondados conversam na decoração e com a arquitetura do local.

16-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

A assinatura de Jaime Lerner aparece neste sobrado curitibano dos anos 1960, onde teria vivido o poeta Paulo Leminski. A designer gráfica Ana Carolina Santurion redistribuiu a planta no piso inferior e trouxe vários toques descolados de cultura pop e da estética vintage. 

17-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

Os irmãos e arquitetos Cássia e Lucas Buitoni valorizaram a arquitetura original de 1968, aplicando o amarelo em algumas alvenarias de concreto, incluindo o brise da fachada. O laranja foi adotado nos metais, incorporando cores de forma ousada.

18-sobrados-com-boas-ideias-de-decoracao

Já o azul pincela a marcenaria, finalizada com esmalte azul del rey (Suvinil). A nova configuração do espaço permite integrar os convidados e moradores durante as festas. O concreto foi mantido no teto e também na base da mesa, que recebe um novo tampo em vidro.

Continua após a publicidade

Publicidade